O artigo de opiniao ea coesao textual
abordagem reflexiva a partir da te tica da violencia
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2019.v9.28564Abstract
O desenvolvimento deste trabalho considera o ensino de gramatica nas escolas publicas brasileiras, visando a aplica§ao de um ensino pautado na gramatica contextualizada. Portanto, adota-se a perspectiva da analise linguistica e dos géneros textuais para o ensino de Li’ngua Portuguesa e do texto como lugar de interagao de sujeitos sociais. As atividades foram desenvolvidas nas aulas de Ii’ngua de turmas de 9° anos do ensino fundamental de escola publica estadual em Juiz de Fora. O objetivo principal da sequéncia didatica aplicada foi de promover apropria§ao do género artigo de opiniao e, tendo em vista a primeira produ§ao dos alunos, também dos recursos coesivos, abordando como tema a violéncia na sociedade atual. 0s objetivos especificos contemplam a expIora§ao da capacidade de leitura, escuta e produ§ao textual do aluno. A apIica§ao das atividades propostas, considerando principios da sequéncia didatica, confirmou a hipotese de que o estudo reflexivo da coesao atrelado ao género artigo de opinigo possibilita a apropriaggo de recursos Iingui’sticos pelo aluno para praticas escolares e nao escolares.