Formação continuada de alfabetizadores
aproximações e distanciamentos
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28538Abstract
O texto socializa as ações formativas desenvolvidas no projeto de extensão realizado com professores regentes no Ciclo de Alfabetização, tendo como ponto de partida o trabalho pedagógico mediado pela teoria. O projeto proporcionou reflexões, levando o professor a repensar os conteúdos para que fossem trabalhados de forma contextualizada. Essa metodologia possibilitou aos professores uma articulação entre a teoria e a prática, tornando a aprendizagem contextualizada para o aluno, evidenciando-se por uma proposta didática que tem como ponto de partida a prática social. Os resultados apontam que os professores participantes demonstraram mudanças na postura em relação ao encaminhamento do planejamento pedagógico. Percebeu-se, por meio dos relatos dos professores, que suas concepções acerca da educação, alfabetização, dos conteúdos curriculares, passaram a ter um olhar diferenciado, tendo como ponto de partida a própria prática pedagógica.