Formação inicial do professor de língua inglesa

identidades profissionais em (re)construção no PIBID

Autores

  • Ana Paula Domingos Baladeli

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28493

Resumo

A proposta de um programa de abrangência nacional de incentivo à docência – Pibid têm possibilitado a inserção de professores em formação inicial na realidade da escola de forma sistemática e colaborativa. Mediante uma proposta de parceria o programa tem favorecido na aprendizagem da profissão professor e a (re)construção de identidades docentes. Apresentamos neste artigo um recorte de pesquisa narrativa (TELLES, 1999, 2002; BOLÍVAR, 2002; CLANDININ e CONNELY, 2011) realizada com pibidianos de Língua Inglesa e problematizamos a partir de suas memórias o processo de (re)construção das identidades docentes. Os resultados indicaram que as trajetórias escolares dos pibidianos influenciaram suas percepções sobre o ensino de Língua Inglesa na educação básica e suas concepções sobre como deve ser bom professor do idioma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

TEMA 1 – A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA