O uso do Facebook para o trabalho com as relações de gêneros e sexualidades
potencialidades para a ampliação dos multiletramentos na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28483Abstract
Em meio a tantos (com)textos próprios da era digital, o Facebook pode ser concebido como uma ferramenta para a efetivação de várias práticas educativas. Este artigo tem como objetivo analisar essa questão, a partir de dados coletados em um curso realizado por meio do Facebook. A formação docente, inicial ou continuada, ainda é carente nas discussões que envolvem gêneros e sexualidades (SILVA, 2015). Ainda mais quando é feita uma problematização a partir da ótica pós-estruturalista (LOURO, 2012), associada à habilidade de multiletramentos (ROJO, 2015). O Facebook pode, então, ser considerado uma ferramenta potencializadora de conhecimentos, constituindo-se como um material didático que conjuga o aperfeiçoamento de habilidades conceituais e de análises metodológicas à ampliação de saberes relacionados aos multiletramentos.