A postura pedagógica do professor alfabetizador e as orientações dos documentos oficiais

o que sustenta uma prática?

Autores

  • Iduméa de Souza Fernandes Ramos
  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28470

Resumo

A presente pesquisa, que tem por objetivo compreender a postura pedagógica do professor alfabetizador e descrever as proximidades ou distanciamentos entre a prática e as orientações dispostas nos documentos oficiais de formação. Para isso, realizaremos uma pesquisa qualitativa e uma análise documental, a partir dos documentos oficiais que trazem descrições e orientações sobre as práticas de leitura e escrita na alfabetização, como os cadernos do Programa de Formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para a sustentação as discussões teóricas a pesquisa se baseará nos estudos teóricos de Soares (1998), para a compreensão do processo de alfabetização e letramento, Freire (2017), Tardif (2014), Nóvoa (2013), Gatti (2013), Perrenoud (2000), entre outros, para analisar as questões relacionadas a educação emancipadora, o trabalho e saberes docentes que permeiam a práxis pedagógica.

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Publicado

2019-09-27