Práticas reais no ensino de leitura e escrita

uma análise do discurso de discentes da rede pública de Carangola-MG

Autores

  • Fernanda Abreu Gualhano
  • Adrieli Laviola Bonjour da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28458

Resumo

A pesquisa intenta em averiguar se a premissa de que “jovens não tem hábito e gosto em ler e escrever” é verídica e, sobretudo, analisar a relação dos alunos com a leitura e escrita dentro e fora do âmbito escolar. Utilizamos a abordagem quantitativa e qualitativa, mediante a aplicação de questionário; esse foi realizado com 3º ano do Ensino Médio público, de Carangola/MG. Observamos, portanto que nas aulas de Língua Portuguesa, duas turmas têm relação boa e uma não, como também, opiniões diferentes sobre a experiência fora do setor escolar, contudo, a maioria dos alunos não tem hábito em ler e escrever, o que torna uma questão preocupante. O presente trabalho se baseia nas concepções tratadas, principalmente, por Koch e Elias (2006), Marcuschi (2001, 2008) e Rojo (2010).

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Publicado

2019-09-27