Tecendo saberes e construindo entendimentos sobre práticas de leitura à luz da prática exploratória
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28442Abstract
Neste artigo, apresento um recorte da minha pesquisa de mestrado, na qual busquei, ao construir um movimento de aprendizagem colaborativa com os meus alunos, trabalhar para entender as práticas de leitura dos aprendizes. Este estudo apoia-se nos princípios balizadores da Prática Exploratória (ALLWRIGHT, 2005) e na teoria postulada por Vygotsky (2003), na medida em que destaca a importância da interação dos sujeitos no processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa aponta para o fato de que as atividades que fomentam a formação do leitor devem considerar não apenas o trabalho com a língua (TRAVAGLIA, 2009) e com os gêneros discursivos (BAKHTIN, 2011), mas precisam promover também o diálogo entre as múltiplas epistemes coexistentes dentro do ambiente escolar, de modo que não apenas os conhecimentos hegemônicos tenham espaço dentro da sala de aula.