Formação inicial de professores e o processo argumentativo

Autores

  • Marília Berberick

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28373

Resumo

O presente trabalho apresenta a pesquisa de mestrado desenvolvida no interior do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – PPGE/UFJF, que teve como foco o estudo sobre o papel da argumentação na formação inicial de professores do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tal pesquisa está embasada pelas contribuições de autores da teoria sócio-histórico-cultural: Bakhtin (1995) e Vygotsky (2007) e fundamentada sob o viés da Pesquisa Crítica de Colaboração – PCCol (MAGALHÃES, 2004). A discussão dos dados da pesquisa está pautada nas categorias argumentativas, com base em Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Liberali (2008, 2009) e Schapper (2010), com o levantamento dos tipos de argumentos, operadores argumentativos e dêiticos.

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Publicado

2019-09-26