A pronúncia no ensino de língua inglesa

uma análise de livros didáticos e implicações para a prática docente

Autores

  • Michelle Rie Hashimoto
  • Tufi Neder Neto

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28367

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo verificar o tratamento que livros didáticos de Inglês como língua adicional (LA) dão aos aspectos fonológicos da língua e propor sugestões de abordagens didáticas para o ensino de pronúncia. Analisamos também três documentos oficiais com o intuito de verificar o tratamento que eles atribuem ao ensino de pronúncia nas salas de aula. Os resultados demonstraram que as duas coleções analisadas apresentaram um número relevante de exercícios destinados ao ensino de pronúncia, porém, estes não levam em consideração aspectos relevantes do processo de aquisição. Diante dessas considerações, o trabalho se volta para a importância de uma boa formação do professor de Inglês como LA no que tange seus aspectos fonéticos e fonológicos, assim como a inserção de avanços da literatura especializada em livros didáticos para que possam abranger as necessidades dos aprendizes brasileiros na área.

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Publicado

2019-09-26