Estratégias sociais utilizadas dentro e fora da sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28364Abstract
Este artigo é fruto de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Lavras (UFLA), na área de Linguística Aplicada (2014-2016). O objetivo deste artigo é selecionar alguns excertos dos diários reflexivos narrados pela professora-pesquisadora que apontam as estratégias sociais utilizadas por ela e pelos estudantes e analisá-los à luz da teoria sociointeracionista (PAIVA, 2005; VYGOTSKY, 2007; ROMERO, 2011) e das estratégias de aprendizagem (OXFORD, 1990, 2003; PAIVA, 1988, 2005; VILAÇA, 2011), com o propósito de verificar se houve êxito no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. Com base nas teorias apresentadas, os resultados narrados no corpus de análise sugerem que a utilização das estratégias sociais possibilitou aos estudantes um maior contato com a língua adicional.