A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PRECEPTOR

Autores

  • Carla Matildes da Silva Amorim

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2020.v10.31488

Resumo

Este relato se fundamenta na experiência e reflexão do desenvolvimento entre a relação da teoria com a prática, que se mostra como fundamento necessário à formação dos futuros profissionais da educação. Sendo assim, pretende-se expor como foi aplicado e os resultados alcançados com o Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), coordenado pela CAPES, em uma escola da rede pública estadual de Barbacena/MG, nas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo principal capacitar os universitários do 6º ao 8º período do curso de Pedagogia para a formação prática, que se deu através da ambientação, observação e intervenção pedagógica. Cada etapa do programa resultou em ferramentas que possibilitaram aos residentes uma visão segura e um contato concreto com a profissão docente.

Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica. Capacitação docente. Formação prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Matildes da Silva Amorim

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professora efetiva da rede
pública estadual de Minas Gerais (anos iniciais).

Downloads

Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

Relatos de Experiência