Os direitos de aprendizagem das crianças

o que os estudantes aprendem durante o ano letivo?

Autores

  • Telma Ferraz Leal
  • Angela Adelaide de Andrade Silva

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28532

Resumo

No artigo é analisada a prática de uma docente do ano 2 do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Jaboatão dos Guararapes - PE, buscando entender as prioridades de ensino da professora e as relações entre tais prioridades e os resultados de aprendizagem das crianças. Foram observadas seis aulas e aplicados instrumentos de avaliação de desempenho dos alunos em leitura e escrita. As análises evidenciaram maior apropriação de conhecimentos que tinham sido foco do ensino de modo mais sistemático. As conclusões, portanto, sinalizam para a necessidade de maior reflexão sobre o currículo vivido, tendo como foco a organização do trabalho docente e a distribuição do tempo pedagógico, considerando a seleção de conteúdos realizada pelos docentes.

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Publicado

2019-09-27