O PIBID na formação docente e o ensino de inglês por meio de sequência didática de gênero textual

análise comparativa entre produções iniciais e produções finais

Autores

  • Carlos Alberto Ramos Souza
  • Everton Gelinski Gomes de Souza

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28512

Resumo

Neste trabalho, visamos discutir os encaminhamentos teórico-metodológicos adotados no estudo e desenvolvimento de sequências didáticas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Letras Inglês. Para tanto, apoiamo-nos no interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; 2006), na escola genebrina de didatização de gêneros textuais (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) e no conceito de capacidades de linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; CRISTOVÃO; STUTZ, 2011). Isso posto, desenvolvemos a análise comparativa entre produções inicial e final sobre o gênero video game advertisements, realizadas em uma turma de 7º ano. A análise, possível por meio da quantificação das capacidades de linguagem nas produções, demonstrou melhora na aprendizagem de língua inglesa por este viés.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

TEMA 2 – METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS