O tratamento dado à multimodalidade em planos de aulas

sinalizações para a formação docente

Autores

  • Helena Maria Ferreira
  • Isabella Bacha Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28479

Resumo

Este trabalho busca analisar o tratamento dado à multimodalidade em planos de aulas disponibilizados no Portal do Professor - espaço em ambiente virtual com recursos educacionais voltados para professores da Educação Básica. Esta pesquisa se pauta nos fundamentos da Teoria da Multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e nos estudos sobre os multiletramentos (ROJO, 2009) e sobre os gêneros textuais/discursivos (MARCUSCHI, 2003). Para a análise, foram selecionados 10 (dez) planos de aulas, a partir de indicadores previamente determinados. Evidencia-se a relevância das discussões sobre o planejamento de aulas como estratégia para uma formação docente reflexiva, uma vez que possibilita não somente sinalizações para a implementação de metodologias, mas também uma articulação entre teoria e prática.

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Publicado

2019-09-27