Construindo entendimentos sobre a gramática

em busca de um ensino significativo

Autores

  • Patrícia Graeff

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28420

Resumo

Inserida na concepção de língua como interação (BAKTHIN, 2015), apoiada nos princípios que norteiam a abordagem de ensino da Prática Exploratória (ALLWRIGHT & HANKS,2009), na concepção socioconstrutivista da aprendizagem (VYGOTSKY,2001) e na perspectiva sociointeracional da linguagem (TRAVAGLIA, 2009), objetivo contribuir para a reflexão sobre a coconstrução de entendimentos sobre um ensino significativo da língua portuguesa. As análises neste trabalho configuraram-se a partir da criação de atividades pedagógicas com potencial exploratório (APPEs) (ALLWRIGHT, 2005) e fragmentos de interações produzidas em sala. Logo, esse estudo possibilitou um trabalho significativo acerca do uso da língua por meio de reflexões ideológicas em um discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

Tema 1: TECNOLOGIAS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MULTILETRAMENTOS