Construindo entendimentos sobre a gramática
em busca de um ensino significativo
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2017.v7.28420Resumo
Inserida na concepção de língua como interação (BAKTHIN, 2015), apoiada nos princípios que norteiam a abordagem de ensino da Prática Exploratória (ALLWRIGHT & HANKS,2009), na concepção socioconstrutivista da aprendizagem (VYGOTSKY,2001) e na perspectiva sociointeracional da linguagem (TRAVAGLIA, 2009), objetivo contribuir para a reflexão sobre a coconstrução de entendimentos sobre um ensino significativo da língua portuguesa. As análises neste trabalho configuraram-se a partir da criação de atividades pedagógicas com potencial exploratório (APPEs) (ALLWRIGHT, 2005) e fragmentos de interações produzidas em sala. Logo, esse estudo possibilitou um trabalho significativo acerca do uso da língua por meio de reflexões ideológicas em um discurso.
Downloads
Downloads
Publicado
2019-09-26
Edição
Seção
Tema 1: TECNOLOGIAS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MULTILETRAMENTOS