Poesia no ensino médio

contribuições ao letramento literário a partir da perspectiva da complexidade

Autores

  • Mônica de Queiroz Valente da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28303

Resumo

As profundas transformações tecnológicas têm suscitado da escola a produção de novas práticas que revelem caminhos teóricos e metodológicos que dialoguem com a sociedade globalizada. Uma adequada pedagogização da Literatura, por meio da didatização do poema, pode desenvolver o letramento literário em alunos do Ensino Médio, a partir da perpectiva da complexidade, de Morin (2000a; 2000b; 2003), ressaltando o aspecto sensível e crítico de sua formação nessa etapa de escolaridade. É o que procuramos ratificar neste estudo, ao destacar a viabilidade do produto educacional “Caderno de Atividades Didático-Pedagógicas para o Estudo da Poesia no Ensino Médio: Sensibilização e Leitura Literária” (SILVA; VIEGAS, 2017), fruto de uma pesquisa-ação qualitativa desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica, do Colégio Pedro II –RJ, entre 2015 e 2017, junto a alunos da 1ª série do Ensino Médio regular de uma escola da rede pública estadual do estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-25