QUESTÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO RELIGIOSO:
UMA REFLEXÃO A PARTIR DA BNCC
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-6296.2022.v25.36961Resumen
Nesse artigo propõe-se pensar acerca da prática educacional dos professores de Ensino Religioso (ER). Para isso, pauta-se nas formulações e propostas contidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) considerando também, as reflexões e propostas do Fórum Nacional permanente do Ensino Religioso (FONAPER) que há muito, tem contribuindo para a superação de um modelo de ER historicamente confessional e proselitista. Pensar esse “modo de acontecer” do ER na escola pública e laica, requer tratar não somente das questões didáticas referentes a essa disciplina, mas também de uma adequada formação dos professores. Assim, o ER se torna instrumento de superação da intolerância, tendo em vista resultar em saberes democráticos, pautados na escuta e diálogo com aquele que possui uma crença distinta. Para isso, o professor desenvolve nos estudantes a capacidade de assimilação ativa, de tal modo que além da percepção, compreensão e reflexão, os estudantes sejam capazes de intervir no meio social.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos que não seguirem as normas formais de apresentação aqui especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores.
- Os artigos publicados na Numen são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos não enquadrados nas normas de apresentação especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores e autoras.
- Os artigos publicados na Numen, no que diz respeito ao conteúdo, correção lingüística e estilo, são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.