QUESTÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO RELIGIOSO:
UMA REFLEXÃO A PARTIR DA BNCC
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-6296.2022.v25.36961Abstract
This article proposes to think about the educational practice of Religious Education teachers. For that, it is guided by the formulations and proposals contained in the Common National Curricular Base (BNCC) also considering, the reflections and proposals of the permanent National Forum of Religious Education (FONAPER) that has long been contributing to the overcoming of a model of RE historically confessional and proselytizing. Thinking about this “way of happening” of the ER in public and secular schools require dealing not only with the didactic issues related to this discipline but also with adequate training of teachers. Thus, the ER becomes the instrument to overcome intolerance, to result in democratic knowledge, based on listening and dialogue with those who have a different belief. For this, the teacher develops in the students the capacity for active assimilation, in such a way, that in addition to perception, understanding and reflection, students can intervene in the social environment.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos que não seguirem as normas formais de apresentação aqui especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores.
- Os artigos publicados na Numen são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.
- O envio de artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Numen, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas e revisadas. Numen reserva-se todos os direitos autorais dos artigos publicados, inclusive artigos traduzidos, contudo, mediante solicitação, pode autorizar sua posterior reprodução desde que citada a fonte. Pela cessão do direito autoral, os autores e as autoras recebem dois exemplares; autores e autoras de resenhas recebem um exemplar do respectivo número.
- Artigos não enquadrados nas normas de apresentação especificadas serão devolvidos para posterior adequação pelos seus autores e autoras.
- Os artigos publicados na Numen, no que diz respeito ao conteúdo, correção lingüística e estilo, são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.