Artigo - Mapa do mercado da moda fluminense: histórias de mulheres trabalhadoras (1830-1840)

Autores

  • Laura Junqueira de Mello Reis UERJ

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2025.v10.47387

Palavras-chave:

História das Mulheres, Moda, Século XIX, Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o mercado da moda como um espaço de trabalho utilizado por mulheres para alcançar a autonomia econômica. Para isso, foi elaborado um “mapa do mercado da moda fluminense”, utilizando a metodologia prosopográfica. A fim de apoiar a análise, recorreu-se à ferramenta QGIS para auxiliar na configuração geográfica e social que será apresentada ao longo do trabalho. A pesquisa foca no período compreendido entre as décadas de 1830 e 1840, buscando entender o mercado da moda como um universo predominantemente feminino. Este recorte temporal é justificado pela relevância da circulação geoespacial das mulheres nesse contexto, que se mostrou fundamental para o êxito - ou não - dos seus empreendimentos.

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Publicado

2025-07-28

Edição

Seção

DOSSIÊ – Fazer roupa: práticas que produzem a moda