A Constelação Sci-Fi

uma investigação das contradições do capitalismo no cinema de ficção científica pela perspectiva da Teoria Crítica Frankfurtiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2024.v10.44983

Palavras-chave:

Ficção Científica, Teoria Crítica, Cinema, Escola de Frankfurt

Resumo

Esta pesquisa investiga as contradições do capitalismo no cinema de ficção científica a partir de filmes nos quais os meios de comunicação possuem relevância em suas narrativas: They Live (1988), Bacurau (2019) e Videodrome (1983). A discussão teórica se realiza à luz da Teoria Crítica Frankfurtiana, utilizada por ser uma abordagem materialista histórico-dialética que possibilita analisar produções culturais a partir de uma crítica à lógica produtiva a qual estas obras são atreladas, bem como dos conteúdos artísticos das obras fílmicas. A metodologia utilizada é o Método das Constelações, que busca a relação dialética entre ideias e fenômenos. Como resultados, as ideias observadas e desenvolvidas para formação da constelação são as que nomeiam os eixos de análise: Indústria Cultural, Luta de Classes e Dominação Tecnológica, desenvolvidas por meio da estrutura de Conspiração dentro dos fenômenos, de maneira que a Origem da Ficção Científica, a Revolução Industrial Burguesa e o desenvolvimento do capitalismo imperialista, são mediados por uma vasta dimensão alegórica de objetos, locais, núcleos de personagens e cenas.

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Biografia do Autor

Victor Finkler Lachowski, PPGCOM-UFPR

Doutorando em Comunicação (PPGCOM-UFPR). Integra o NEFICS - Núcleo de Estudos de Ficção Seriada e Audiovisualidades (UFPR/PPGCOM-UFPR/CNPq). Sócio da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Bolsista CAPES-DS. Escritor, Roteirista e Redator. Apresentador do Massacre Podcast, dedicado a cultura de horror.

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Publicado

2024-12-12

Edição

Seção

Artigos