Instalação artística online DIVISA (2022), notas em rota de conversação

entrevista com Rubiane Maia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2024.v10.44242

Palavras-chave:

Rubiane Maia, Projeto DIVISA, Memória, Corpo-território

Resumo

Foram reunidos, aqui, alguns registros das conversações entre o/a autor/a da entrevista e a artista Rubiane Maia, realizadas por videoconferência nos dias 23 e 29 de março, 12 de abril e 26 de julho de 2022. Tais registros condensam um pouco do amplo espectro de aspectos, aportes e questões mobilizadas no âmbito dos processos de criação da instalação artística online DIVISA (2022) (www.projetodivisa.com), derivada de uma jornada de Rubiane Maia – juntamente com seu companheiro Manuel Vason e seu filho Tian Maia Vason – ao longo da região da divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, no Brasil. Esta jornada foi empreendida com o objetivo de que a artista (re)estabelecesse uma relação de contato e fusão com esta faixa territorial de fronteira-limite, a fim de desvelar e ressignificar as numerosas camadas da sua história individual e social, que pariam neste “entre-terras”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lindomberto Ferreira Alves, Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (PPGArtes/UFPA) & Bolsista FAPESPA.

Lindomberto Ferreira Alves é curador, artista-educador e pesquisador. Doutorando em Artes pelo PPGArtes-UFPA e bolsista FAPESPA. Mestre em Artes pelo PPGA-UFES [2020]. Licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Araras Dr. Edmundo Ulson - UNAR/SP [2020] e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA [2013]. Membro dos grupos de pesquisa: Curadoria e Arte Contemporânea (UFES) e CONVERSAÇÕES: Filosofia Contemporânea, Formação e Arte (UFPA). Também integra o grupo de estudo Deleuze: Aprendizado, Arte e Educação (UFPA). Tem textos publicados em anais de eventos científicos, catálogos, revistas e livros especializados nos campos da história, teoria e crítica de arte. Participou, como curador, artista e arte-educador, em diferentes mostras de artes visuais de abrangências local e nacional. Co-idealizador dos Projetos Editoriais Independentes Arte|Ética|Crítica|Escritura (AECE) [SECULT/ES, 2023] e Rizoma-escrita [PPGArtes/UFPA, 2022]. Membro dos coletivos FURTACOR e Baile. Autor do livro Rubiane Maia: corpo em estado de performance [SECULT/ES, 2021]. Co-organizador das publicações ARTE|ÉTICA|CRÍTICA|ESCRITURA: Que nenhuma voz da realidade humana seja empurrada para baixo do silêncio da história - TOMO I [SECULT/ES, 2023]; Desejar menor dos mundos, escrever corporeidades outras desde aí [Editora PPGArtes/UFPA, 2023]; Divisa: notas em rotas de travessias [SECULT/ES, 2022] e Educativo como programa público: proposições educativas em espera [SECULT/ES, 2021]. Tem se dedicado à investigação das relações entre modos de subjetivação e processos de criação na arte brasileira contemporânea. Pesquisa os aportes prático-discursivos de perspectivas contra-hegemônicas de escritas da crítica de arte.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Edição

Seção

Entrevistas