Educação Midiática como matriz epistemológica para cidadania no ciberespaço

Autores

Palavras-chave:

Educação midiática, Cibercultura, Teorias da comunicação, Segurança digital, Cidadania digital

Resumo

Neste artigo, analisamos a matriz epistemológica que sustenta o conceito de educação midiática. Diante do imperativo das inteligências artificiais e dos algoritmos como mediadores tecnossociais, consideramos fundamental delinear os princípios teórico-metodológicos da inter-relação Comunicação e Educação. As tecnologias digitais passaram a reconfigurar os modos de ser e estar no mundo contemporâneo. Com efeito, a pergunta central que orienta este trabalho é como elaborar teoricamente uma abordagem capaz de superar o viés instrumental das técnicas, favorecendo práticas sociais que garantam a cidadania digital. Para além de competências e habilidades, nosso recorte enfatiza a formação para a consciência crítica como elemento fundante das relações sociais no ciberespaço. O objetivo é apresentar contribuições sobre como a educação para as mídias está vinculada com as mediações culturais, superando a dimensão de riscos e benefícios. Ao indicar o protagonismo dos sujeitos sociais no ciberespaço, propomos processos de aprendizagem que reconhecem a dimensão vivencial humana em articulação com as técnicas. Para tal empreitada argumentativa, realizamos revisão bibliográfica narrativa sobre educação midiática em perspectiva crítica. Isso implica suscitar autores e autoras que, em sentido próximo, conjugam os conceitos de educomunicação e educação midiática como matriz epistemológica.

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Biografia do Autor

Douglas Calixto, Universidade de São Paulo

 Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Professor de Publicidade e Propaganda da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor visitante da Unicamp em 2025 no curso de Comunicação Social - Midialogia. Integra o grupo de pesquisa Mediações Educomunicativas, ECA-USP, CNPq.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

CALIXTO, D. Educação Midiática como matriz epistemológica para cidadania no ciberespaço. Lumina, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 139–155, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/47150. Acesso em: 13 ago. 2025.

Edição

Seção

Desafios da Ciber-Resiliência: Construindo uma Cultura de Segurança Cibernética