Jornalismo de Soluções no Brasil: análise do panorama nos veículos de Comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2025.v19.47086

Palavras-chave:

Jornalismo de soluções, Mapeamento, Brasil, SNJ, Jornalismo digital

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados do mapeamento de veículos jornalísticos brasileiros que utilizam ou utilizaram as características e/ou pilares do jornalismo de soluções em suas reportagens, por meio de autodeclaração ou de submissão ao site Solutions Journalism Tracker. A realização deste mapeamento faz parte da elaboração da tese de doutorado, vinculada à Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os resultados mostram que, até maio de 2024, foram localizados 28 veículos jornalísticos no Brasil, com predominância da região Sudeste (53,5%). Os veículos foram localizados por meio de cinco etapas metodológicas, sendo a principal o levantamento de dados do site Solutions Story Tracker, vinculado à Solutions Journalism Network, uma organização sem fins lucrativos norte-americana. Os principais resultados apontam para a predominância de veículos digitais, assim como independentes. Porém, vale ressaltar que há grandes meios de comunicação tradicionais envolvidos nessa prática, como é o caso do grupo RBS, no Rio Grande do Sul, portal Uol e Jornal Folha de S. Paulo. Apesar desse levantamento apresentar limitações, no que se refere à autodeclaração dos veículos, ele permite compreender nacionalmente qual tem sido a disseminação do jornalismo de soluções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Farias, UFBA

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do grupo de pesquisa NJor.

Referências

AITAMURTO, T.; VARMA, A. The constructive role of journalism contentious metadiscourse on constructive journalism and solutions journalism. Journalism Practice, v. 12, n. 6, p. 695-713, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/17512786.2018.1473041.

BARBOSA, S. Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo nas redes digitais. In: CANAVILHAS, J. Notícias e mobilidade: o jornalismo na era dos dispositivos móveis. Covilhã, PT: Livros LabCom, 2013, p. 33-54. Disponível em: http://bit.ly/4lHSabh. Acesso em: 20 jul. 2024.

BENESCH, S. The rise of solutions journalism. Columbia Journalism Review, v. 36, n. 6, p. 36-39, 1998.

BRO, P. Constructive journalism: proponents, precedents, and principles. Journalism, v. 20, n. 4, p. 504-519, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/1464884918770523.

CAPAI, E. Severinas: as novas mulheres do sertão. Agência Pública. [S. l.], 28 ago. 2013. Disponível em: https://tinyurl.com/mpek98fw. Acesso em: 15 jun. 2024.

DAME ADJIN-TETTEY, T; GARMAN, A. Solutions journalism as a tool to erode polarisation in the media and society. African Journalism Studies, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/23743670.2021.1972530.

FARIAS, C. C. Que vírus é esse? Reflexos da cultura hacker na vida política brasileira. 2022. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37043. Acesso em: 20 ago. 2025.

FARIAS, C. Estado da arte sobre jornalismo de soluções: definições, percepções e críticas. Contracampo, v. 43, n. 2, p. 01-16, 2024. Disponível em: http://bit.ly/45pqYZY. Acesso em: 20 ago. 2025.

FRANCISCATO, C. Uma proposta de incorporação dos estudos sobre inovação nas pesquisas em jornalismo. Estudos em jornalismo e mídia, v. 7, n. 1. 2010. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v7n1p8.

GYLDENSTED, C. From mirrors to movers: five elements of positive psychology in constructive journalism. Charleston, SC: Group Publishing, 2015.

GYLDENSTED, C. Innovating news journalism through positive psychology. (Dissertação de Mestrado) – Master of Applied Positive Psychology. Capstone Project, University of Pennsylvania, 2011. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/76386462.pdf. Acesso em: 20 ago. 2025.

HAAGERUP, U. Constructive news: how to save the media and democracy with journalism of tomorrow. New York: InnoVatio Publishing. 2014.

JACKSON, D; GLÜCK, A; NGUYEN, A. Fighting against the machine: inside a solutions journalism campaign in UK Local Newsrooms. Journalism Studies, v. 26, n. 3, p. 314-332, 2025. DOI: 10.1080/1461670X.2024.2425640.

KINNICK, K; KRUGMAN, D; CAMERON, G. Compassion fatigue: communication and burnout toward social problems. Journalism & Mass Communication Quarterly, v. 73, n. 3, p. 687–707. 1996. DOI: https://doi.org/10.1177/107769909607300314.

McINTYRE, K; GYLDENSTED, C. Constructive journalism: applying positive psychology techniques to news production. The Journal of Media Innovations, v. 4, n. 2, p. 20-34, 2017. Disponível em: https://journals.uio.no/TJMI/article/view/2403/5102. Acesso: 20 maio 2021.

McINTYRE, K. Constructive journalism: the effects of positive emotions and solution information in news stories. 2015. Tese. (Doctor of Philosophy in Mass Communication) – The University of North Carolina at Chapel Hill. Chapel Hill, NC. 2015.

McINTYRE, K. E.; LOUGH, K. Toward a clearer conceptualization and operationalization of solutions journalism. Journalism, v. 22, n. 6, p. 1-16, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1464884918820756.

McINTYRE, K; LOUGH, K. A systematic review of constructive and solutions journalism research. Journalism, v. 24, n. 5, p. 1069-1088, 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/14648849211044559.

REIS, M. A.; FREITAS, F. M. S. De SOJO a JOSO, o jornalismo de soluções no Brasil: filiações e desvios. In: SIMÕES, A. (org.). Jornalismo de soluções: desafios e vivências inovadoras. Campina Grande: EDUEPB, 2024, p. 19-45. Disponível em: https://zenodo.org/records/11084155. Acesso em: 20 ago. 2025.

REUTERS INSTITUTE. Digital News Report 2024. [S. l.], 2024. Disponível em: http://bit.ly/4lAsayc. Acesso em: 20 ago. 2025.

SANCHES, J. Sob as lentes da esperança: as potencialidades do jornalismo de soluções para a narrativa da fome no telejornalismo brasileiro. 2024. Tese. (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2024.

SIMÕES, A. Jornalismo de soluções. Curitiba: Appris, 2022.

SINGER, J. Journalistic “innovation” is hard to hate, but actual change is just hard. Media and Communication, v. 12, n. 74, 2024. Disponível em: http://bit.ly/41iuhjc. Acesso em: 20 ago. 2025.

SJN. Solutions Journalism Network. 2025. Disponível em: https://www.solutionsjournalism.org/. Acesso em: 12 out. 2024.

SJN. Solutions Story Tracker. 2025. Disponível em: https://storytracker.solutionsjournalism.org/. Acesso em: 03 fev. 2024.

VILLI, M.; AHARONI, T.; WEINBLATT, K.; BOCZKOWSKI, P.; HAYASHID, K.; MITCHELSTEIN, E.; TANAKAD, A.; VILENCHIK, N. Taking a break from news: a five-nation study of news avoidance in the digital. Digital Journalism, v. 10, n. 1. 2022.

ZELIZER, B. Why journalism is about more than digital technology. Digital Journalism, v. 7, n. 3, p. 343-350, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/21670811.2019.1571932.

ZHAON, X; JACKSON, D; NGUYEN, A. The psychological empowerment potential of solutions journalism: perspectives from pandemic news users in the UK. Journalism Studies, v. 23, n. 3, p. 356-373, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/1461670X.2021.2023324.

Downloads

Publicado

2025-08-30

Como Citar

FARIAS, C. Jornalismo de Soluções no Brasil: análise do panorama nos veículos de Comunicação . Lumina, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 73–90, 2025. DOI: 10.34019/1981-4070.2025.v19.47086. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/47086. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos