Assédio e o jornalismo de jogos no Brasil: um olhar sobre o review de Cuphead e o caso Xbox News

Autores/as

  • André Fagundes Pase Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Giovanni Piovesan Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Comunicação, Jornalismo, Jornalismo de jogos, Comunidade de fãs, Ética jornalística

Resumen

O jornalismo de jogos é uma área do jornalismo cultural que aborda a indústria de jogos digitais, tendo evoluído desde os anos 1970 com revistas especializadas até o atual cenário on-line e de redes sociais. Jornalistas mulheres dessa área frequentemente enfrentam desafios, incluindo assédio e difamação por parte da audiência. Este estudo foca em dois casos de assédio direcionados à jornalistas brasileiras: Isadora Basile, ex-apresentadora da Xbox News, demitida após sofrer assédio on-line, e Bruna Penilhas, criticada por supostamente não jogar Cuphead antes de analisá-lo. Ambos os casos refletem desafios maiores enfrentados por jornalistas de jogos no Brasil, um país distante dos grandes polos de desenvolvimento de jogos, que depende de coberturas estrangeiras. O estudo adota uma metodologia de estudo de casos múltiplos, analisando a cobertura jornalística dos eventos e discutindo a interação entre jornalistas e suas comunidades de fãs. Esses conflitos são enquadrados dentro de uma cultura mais ampla de fanatismo e assédio on-line, ilustrando desafios éticos e sociais no jornalismo de jogos.

Descargas

Biografía del autor/a

André Fagundes Pase, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-Doutor em Jogos Eletrônicos, doutor em Comunicação, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCom) da PUCRS.

Giovanni Piovesan, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Jornalista, mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Citas

BASILE, I. Não sou mais apresentadora da Xbox Brasil [...], [s.l.], 16 out. 2020. Instagram: @isadorabasile. Disponível em: https://tinyurl.com/3ruk8nvm. Acesso em: 13 fev. 2024.

BOURDIEU, P. Distinction: a social critique of the judgement of taste. Cambridge: Harvard University Press, 1984.

CONSALVO, M.; PAUL, C. A. Real Games: What’s legitimate and what’s not in contemporary videogames. Cambridge: MIT Press, 2019.

DYER-WITHEFORD, N.; DE PEUTER, G. Games of Empire: Global capitalism and video games. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2009.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2021.

GOLDBERG, D.; LARSSON, L. Post-escapism: a new discourse in video game culture. In:

GOLDBERG, D.; LARSSON, L. (Org.). The state of play: creators and critics on video game culture. New York: Seven Stories Press, 2015. p. 7-15.

HILLS, M. Fan Cultures. New York: Rutledge, 2002.

KIM, M. Xbox Brazil Host firing unrelated to her getting death threats, Microsoft Says. IGN, [s.l.], 22 out. 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/nay46wb5. Acesso em: 19 jun. 2023.

LIAO, D. Racismo, misoginia, homofobia e todas as razões de por que a conta do Mil Grau Caiu. Garotas Geeks, 19 jun. 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/ywt8n2fa. Acesso em: 21 nov. 2023.

MORTENSEN, T. E. Anger, fear, and games: the long event of #GamerGate. Games and Culture, v. 13, n. 8, p. 1-20, 2016.

NIEBORG, D.; FOXMAN, M. Mainstreaming and Game Journalism. Cambridge: MIT Press, 2023.

NIEBORG, D.; SIHVONEN, T. The new gatekeepers: the occupational ideology of game journalism. In: DiGRA International Conference: Breaking New Ground: Innovation in Games, Play, Practice and Theory, 2009, Londres. Proceedings [...]. Londres: Brunel University, 2009. Disponível em: https://tinyurl.com/mt742py5. Acesso em: 12 fev. 2024.

PAUL, C. A. The Toxic Meritocracy of Video Games: why Gaming Culture Is the Worst. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2018. Edição do Kindle.

PENILHAS, B. Gamescom 2017: Cuphead desafiou minhas habilidades com muita simpatia. IGN Brasil, [s.l.], 24 ago. 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/2s3tsjkw. Acesso em: 16 nov. 2023.

PENILHAS, B. Cuphead (Game) – Review. IGN Brasil, [s.l.], 3 out. 2017. Disponível em: https://br.ign.com/cuphead/54013/review/review-cuphead. Acesso em: 16 nov. 2023.

PENILHAS, B. Apresentadora do Xbox Brasil é demitida após sofrer assédio por parte da comunidade. IGN Brasil, [s.l.], 16 out. 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/2rhx4vt6. Acesso em: 19 jun. 2023.

PERREAULT, G; VOS, T. The GamerGate controversy and journalistic paradigm maintenance. Journalism: theory, Practice & Criticism, v. 19, n. 4, p. 1-17, 2016.

SHAW, A. What Is Video Game Culture? Cultural Studies and Game Studies. SAGE Journals. Games and Culture, v. 5, n. 4, p. 403-424, 2010. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1555412009360414. Acesso em: 12 fev. 2024.

SOTO, C. Microsoft demite apresentadora do Xbox BR que sofreu ameaças. G1, [s.l.], 16 out. 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/yymek4fa. Acesso em: 18 jun. 2023.

SOUZA, K. Microsoft demite apresentadora do Xbox News após ameaças e assédio. Exame, [s.l.], 16 out. 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/468w3t2b. Acesso em: 19 jun. 2023.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.

XBOX MIL GRAU – Flow Podcast #139. [s.l.], 06 jun. 2022. Publicado pelo canal Central do Podcast [Cortes]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dPngc16tpy0. Acesso em: 13 fev. 2024.

ZAGAL, J.; LADD, A.; JOHNSON, T. Characterizing and understanding game reviews. In: 4th International Conference on Foundations of Digital Games, 2009, Orlando. Proceedings [...].

Orlando: ACM, 2009, p. 215–222. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/1536513.1536553. Acesso em: 12 fev. 2024.

Publicado

2025-04-30

Cómo citar

PASE, A. F.; PIOVESAN, G. Assédio e o jornalismo de jogos no Brasil: um olhar sobre o review de Cuphead e o caso Xbox News. Lumina, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 212–227, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/44698. Acesso em: 12 ago. 2025.