Assédio e o jornalismo de jogos no Brasil: um olhar sobre o review de Cuphead e o caso Xbox News
Palabras clave:
Comunicação, Jornalismo, Jornalismo de jogos, Comunidade de fãs, Ética jornalísticaResumen
O jornalismo de jogos é uma área do jornalismo cultural que aborda a indústria de jogos digitais, tendo evoluído desde os anos 1970 com revistas especializadas até o atual cenário on-line e de redes sociais. Jornalistas mulheres dessa área frequentemente enfrentam desafios, incluindo assédio e difamação por parte da audiência. Este estudo foca em dois casos de assédio direcionados à jornalistas brasileiras: Isadora Basile, ex-apresentadora da Xbox News, demitida após sofrer assédio on-line, e Bruna Penilhas, criticada por supostamente não jogar Cuphead antes de analisá-lo. Ambos os casos refletem desafios maiores enfrentados por jornalistas de jogos no Brasil, um país distante dos grandes polos de desenvolvimento de jogos, que depende de coberturas estrangeiras. O estudo adota uma metodologia de estudo de casos múltiplos, analisando a cobertura jornalística dos eventos e discutindo a interação entre jornalistas e suas comunidades de fãs. Esses conflitos são enquadrados dentro de uma cultura mais ampla de fanatismo e assédio on-line, ilustrando desafios éticos e sociais no jornalismo de jogos.
Descargas
Citas
BASILE, I. Não sou mais apresentadora da Xbox Brasil [...], [s.l.], 16 out. 2020. Instagram: @isadorabasile. Disponível em: https://tinyurl.com/3ruk8nvm. Acesso em: 13 fev. 2024.
BOURDIEU, P. Distinction: a social critique of the judgement of taste. Cambridge: Harvard University Press, 1984.
CONSALVO, M.; PAUL, C. A. Real Games: What’s legitimate and what’s not in contemporary videogames. Cambridge: MIT Press, 2019.
DYER-WITHEFORD, N.; DE PEUTER, G. Games of Empire: Global capitalism and video games. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2009.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2021.
GOLDBERG, D.; LARSSON, L. Post-escapism: a new discourse in video game culture. In:
GOLDBERG, D.; LARSSON, L. (Org.). The state of play: creators and critics on video game culture. New York: Seven Stories Press, 2015. p. 7-15.
HILLS, M. Fan Cultures. New York: Rutledge, 2002.
KIM, M. Xbox Brazil Host firing unrelated to her getting death threats, Microsoft Says. IGN, [s.l.], 22 out. 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/nay46wb5. Acesso em: 19 jun. 2023.
LIAO, D. Racismo, misoginia, homofobia e todas as razões de por que a conta do Mil Grau Caiu. Garotas Geeks, 19 jun. 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/ywt8n2fa. Acesso em: 21 nov. 2023.
MORTENSEN, T. E. Anger, fear, and games: the long event of #GamerGate. Games and Culture, v. 13, n. 8, p. 1-20, 2016.
NIEBORG, D.; FOXMAN, M. Mainstreaming and Game Journalism. Cambridge: MIT Press, 2023.
NIEBORG, D.; SIHVONEN, T. The new gatekeepers: the occupational ideology of game journalism. In: DiGRA International Conference: Breaking New Ground: Innovation in Games, Play, Practice and Theory, 2009, Londres. Proceedings [...]. Londres: Brunel University, 2009. Disponível em: https://tinyurl.com/mt742py5. Acesso em: 12 fev. 2024.
PAUL, C. A. The Toxic Meritocracy of Video Games: why Gaming Culture Is the Worst. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2018. Edição do Kindle.
PENILHAS, B. Gamescom 2017: Cuphead desafiou minhas habilidades com muita simpatia. IGN Brasil, [s.l.], 24 ago. 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/2s3tsjkw. Acesso em: 16 nov. 2023.
PENILHAS, B. Cuphead (Game) – Review. IGN Brasil, [s.l.], 3 out. 2017. Disponível em: https://br.ign.com/cuphead/54013/review/review-cuphead. Acesso em: 16 nov. 2023.
PENILHAS, B. Apresentadora do Xbox Brasil é demitida após sofrer assédio por parte da comunidade. IGN Brasil, [s.l.], 16 out. 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/2rhx4vt6. Acesso em: 19 jun. 2023.
PERREAULT, G; VOS, T. The GamerGate controversy and journalistic paradigm maintenance. Journalism: theory, Practice & Criticism, v. 19, n. 4, p. 1-17, 2016.
SHAW, A. What Is Video Game Culture? Cultural Studies and Game Studies. SAGE Journals. Games and Culture, v. 5, n. 4, p. 403-424, 2010. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1555412009360414. Acesso em: 12 fev. 2024.
SOTO, C. Microsoft demite apresentadora do Xbox BR que sofreu ameaças. G1, [s.l.], 16 out. 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/yymek4fa. Acesso em: 18 jun. 2023.
SOUZA, K. Microsoft demite apresentadora do Xbox News após ameaças e assédio. Exame, [s.l.], 16 out. 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/468w3t2b. Acesso em: 19 jun. 2023.
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.
XBOX MIL GRAU – Flow Podcast #139. [s.l.], 06 jun. 2022. Publicado pelo canal Central do Podcast [Cortes]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dPngc16tpy0. Acesso em: 13 fev. 2024.
ZAGAL, J.; LADD, A.; JOHNSON, T. Characterizing and understanding game reviews. In: 4th International Conference on Foundations of Digital Games, 2009, Orlando. Proceedings [...].
Orlando: ACM, 2009, p. 215–222. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/1536513.1536553. Acesso em: 12 fev. 2024.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).