Netflix e mercado da nostalgia: acionamentos nostálgicos da Guerra Fria em Stranger Things
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2024.v18.43539Palavras-chave:
Guerra Fria, Nostalgia, Stranger Things, Mercado da Nostalgia, Memória midiatizadaResumo
Este estudo se insere no campo das investigações sobre a memória midiatizada, em especial, a nostalgia na Cultura Pop, destacando como objeto de análise a série Stranger Things (Netflix, 2016 - presente). A obra se caracteriza pelo forte apelo nostálgico aos anos 1980 e por ser resultante da análise de hábitos e preferências de consumo extraídos de dados de usuários da plataforma Netflix. Assim, busca-se examinar aspectos estéticos, narrativos e discursivos da representação da Guerra Fria na série, explorando suas conexões com os conceitos de nostalgia restauradora e nostalgia reflexiva definidos pela teórica da cultura Svetlana Boym (2017). A análise se concentra na terceira e na quarta temporadas, destacando cenas e personagens com o fim de examinar os acionamentos nostálgicos na representação do conflito entre os Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, bem como suas relações com os cenários geopolíticos dos anos 1980 e do governo de Donald Trump (2017-2021). O estudo lança luz sobre o atual mercado da nostalgia na cultura das séries, explorando as relações entre passado e presente, assim como a criação de discursos nostálgicos restauradores e reflexivos.
Downloads
Referências
AMANHECER violento. Direção: John Milius. Produtores: Lawrence Taub, John Milius, Steven E. de Souza. [s. l. ]: Paramount Pictures, 1984 (113 min).
ARMBRUSTER, S. Watching nostalgia: an analysis of nostalgic television fiction and its reception. Bielefeld: Transcript, 2016.
BONIN, J. A. Mídia e memórias: delineamentos para investigar palimpsestos midiatizados de memória étnica na recepção. Revista Fronteiras – Estudos Midiáticos. VIII(2): p. 133-143, maio/agosto 2006. Disponível em: https://bit.ly/3XlPUh3. Acesso em: 9 jan. 2023.
BOYM, S. The future of nostalgia. Nova Iorque: Basic Book, 2001.
BOYM, S. Mal-estar na nostalgia. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 10, n. 23, p. 153-165, 2017. DOI: https://doi.org/10.15848/hh.v0i23.1236
BRESSAN JÚNIOR, M. A.; LESSA, L. A. Old is cool: nostalgia “oitentista” e a memória do público jovem sobre a série Stranger Things da Netflix. Revista Memorare, Tubarão, v. 5, n. 3, p. 125-153, set./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.19177/memorare.v5e32018125-153
CASTELLANO, M.; MEIMARIDIS, M. Produção televisiva e instrumentalização da nostalgia: o caso Netflix. Revista GEMInIS, São Carlos, UFSCar, v. 8, n. 1, p. 60-86, jan./ abr. 2017. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/281. Acesso em: 18 jun. 2024.
COBRA KAI. 1a temporada. Direção: Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg, Josh Heald. Produtores: Ralph Macchio, William Zabka, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg, Josh Heald. [s. l. ]: Netflix, 2018.
COWBOY BEBOP. 1a temporada. Direção: Alex Garcia Lopez, Michael Katleman. Produtores: André Nemec, Jeff Pinkner, Josh Appelbaum, Scott Rosenberg, Marty Adelstein, Becky Clements, Makoto Asanuma, Shin Sasaki, Masayuki Ozaki. [s. l. ]: Netflix, 2021.
EXTERMINADOR do futuro. Direção: James Cameron. Produtores: Gale Anne Hurd. [s.l. ]: Orion Pictures, 1984 (107 min).
FRIENDS. 1a a 10a temporada. Direção: David Crane, Marta Kauffman, Kevin S. Bright. Produtores: Kevin S. Bright, Marta Kauffman, David Crane, Michael Curtis, Gregory S. Malins. [s. l. ]: NBC, 1994-2004.
GILBERT, S. The American paranoia of Stranger Things 3: the rollicking third season of Netflix’s nostalgic hit mines the conspiracy theories woven into pop culture. The Atlantic. Washington, D.C., 04 jul. 2019. Disponível em: https://www.theatlantic.com/entertainment/archive/2019/07/stranger-things-3-american-paranoia-review/593185/. Acesso em: 14 jul. 2023.
GILMORE girls: a year in the life. Minissérie. Direção: Amy Sherman-Palladino. Produtores: Amy Sherman-Palladino, Daniel Palladino, Helen Pai. [s. l. ]: Netflix, 2016.
HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice. Editora Revista dos Tribunais, 1990.
HERGESEL, J. P.; FERRARAZ, R. Estilística, uma possível metodologia para a análise de narrativas televisivas. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 5, n. 9, 2017. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/2956. Acesso em: 2 out. 2023.
HUTCHEON, L.; VALDÉS, M. J. I., Nostalgia, and Postmodern: a dialogue. Poligraphias, v.3, p. 18-41, 1998-2000. Disponível em: http://revistas.unam.mx/index.php/poligrafias/article/download/31312/28976. Acesso em: 06 jun. 2023.
INDIANA Jones e o chamado do destino. Direção: James Mangold. Produtores: Kathleen Kennedy, Frank Marshall, Simon Emanuel. [s. l. ]: Lucasfilm, 2023 (154 min).
JURASSIC WORLD: domínio. Direção: Colin Trevorrow. Produtores: Frank Marshall, Patrick Crowley, Alexandra Derbyshire. [s. l. ]: Universal Pictures, 2022 (147 min).
KARATÊ KID. Direção: John G. Avildsen. Produtores: Jerry Weintraub. [s. l. ] : Columbia Pictures, 1984 (126 min).
NIEMEYER, K.; WENTZ, D. Nostalgia is not what it used to be: serial nostalgia and nostalgic television series. In: NIEMEYER, K. (Org.) Media and nostalgia: yearning fot the past, present and future. New York/Hampshire: Palgrave Macmillan, 2014. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137375889
O DIA dos mortos. Direção: George A. Romero. Produtores: Richard P. Rubinstein. [s.l. ]: United Film Distribution Company, 1985 (101 min).
OLIVEIRA, T. M. A nostalgia no consumo de imagens em páginas de memória no Facebook. Revista Brasileira de História da Mídia, 5(2), julho, dezembro, 2016. DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.5220164794
ORACLE. O que é Big Data? São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.oracle.com/br/big-data/what-is-big-data. Acesso em: 11 jul. 2022.
PALLISTER, K. (Ed.). Netflix nostalgia: streaming the past on demand. Lanham, Boulder, New York, London: Lexington Books, 2019.
PALOPOLI, Y. A primeira série construída por algoritmos na história da Netflix: como Stranger Things foi criada para viralizar usando seus dados de exibição, e o que isso significa para o futuro das séries nos streamings. Rio de Janeiro, 07 jul. 2022. Twitter: @ygorpalopoli. Disponível em: https://twitter.com/ygorpalopoli/status/1545209829748342784. Acesso em: 10 out. 2022.
PROGRESSIVE labor party. Stranger Things: imperial nostalgia & red scare. 11 out. 2019. Disponível em: https://www.betalp01.com/home/challenge-newspaper/10780-stranger-things-imperial-nostalgia-red-scare. Acesso em: 14 jul. 2023.
REYNOLDS, S. Retromania: pop culture's addiction to its own past. London: Faber & Faber, 2011.
RIBEIRO, A. P. G. Mercado da nostalgia e narrativas audiovisuais. E-compós. v.21, n.3, set/dez 2018, p. 1-15. Brasília, 2018. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.1491
ROCHA, S. e FERRARAZ, R. (Coords.). Análise da ficção televisiva: metodologias e práticas. Florianópolis, Ed. Insular, 2019.
SÁ, S. P. A.; CARREIRO, R. ; FERRARAZ, R. (org.). Cultura Pop. Salvador: Edufba, 2015.
SILVA, M. V. B. Cultura das séries: forma, contexto e consumo de ficção seriada na contemporaneidade. Galaxia. N. 27, jun. 2014, p. 241-252. São Paulo, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/15810. Acesso em: 14 jul. 2023.
SIRIANNI, J. M. Nostalgic things: Stranger Things and the pervasivennes of nostalgic television. In: PALLISTER, K. (Ed.). Netflix nostalgia: streaming the past on demand. Lexington Books, 2019, p. 185-201.
STRANGER things. 1a temporada. Direção: Matt Duffer e Ross Duffer. Produtores: Karl Gajdusek, Cindy Holland, Brian Wright, Matt Thunell, Shawn Levy, Dan Cohen, The Duffer Brothers, Iain Paterson. [s. l. ]: Netflix, 2016.
STRANGER things. 3a temporada. Direção: Matt Duffer e Ross Duffer. Produtores: Karl Gajdusek, Cindy Holland, Brian Wright, Matt Thunell, Shawn Levy, Dan Cohen, The Duffer Brothers, Iain Paterson. [s. l. ]: Netflix, 2019.
STRANGER things. 4a temporada. Direção: Matt Duffer e Ross Duffer. Produtores: Karl Gajdusek, Cindy Holland, Brian Wright, Matt Thunell, Shawn Levy, Dan Cohen, The Duffer Brothers, Iain Paterson. [s. l.] : Netflix, 2022.
THE GET down. 1a temporada. Direção: Baz Luhrmann. Produtores: Baz Luhrmann, Catherine Martin, Thomas Kelly, Nasir "Nas" Jones. [s. l. ]: Netflix, 2016.
THIS IS US. 1a a 6a temporada. Direção: Dan Fogelman. Produtores: Dan Fogelman, Jess Rosenthal, John Requa, Glenn Ficarra, Charlie Gogolak, Isaac Aptaker, Elizabeth Berger. [s. l. ]: NBC, 2016-2022.
TOP GUN: Maverick. Direção: Joseph Kosinski. Produtores: Jerry Bruckheimer, Tom Cruise, Christopher McQuarrie, David Ellison. [s. l. ]: Paramount Pictures, 2022 (130 min).
TWIN PEAKS: the return. Minissérie. Direção: David Lynch. Produtores: David Lynch, Mark Frost, Sabrina S. Sutherland. [s. l.]: Showtime, 2017.
VOGEL, J. Stranger Things and the '80s: The complete retro guide. Nova Iorque: Cardinal Books, 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).