Análise do Discurso da grande imprensa: eleições presidenciais de 1950 no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2024.v18.43073

Palavras-chave:

Imprensa, Jornalismo, Análise do Discurso, Eleições, Governo Vargas

Resumo

Com base na Análise do Discurso, este artigo objetiva refletir sobre a adequação e a aplicação de certas categorias no tratamento da grande imprensa como fonte e/ou objeto da pesquisa histórica. Nesse sentido, visamos considerar como conceitos-chave deste campo dos estudos da linguagem podem ser úteis à pesquisa com jornais de grande circulação. Unindo teoria e prática, investigamos o discurso do jornal O Estado de São Paulo sobre os principais candidatos à presidência nas eleições de 1950 no Brasil, Getúlio Vargas e Eduardo Gomes. A segunda eleição da Quarta República brasileira inicia uma sequência de vitórias eleitorais dos partidos de massa, pautados nas chamadas plataformas populares, a exemplo do PTB de Vargas. Na época, construiu-se o consenso de que esse processo assinalava o crescimento do “populismo” na política nacional, visto a suposta inexperiência das camadas populares na atividade democrática. Proliferavam visões elitistas dos chamados “populistas” e/ou “demagogos” como manipuladores destas camadas sociais. Grandes periódicos, como O Estado de São Paulo, aqui analisado, contribuíram para a difusão dessas representações. A questão que se coloca em nosso estudo é: que estratégias discursivas foram utilizadas para interpelar o público, criando tais imagens do processo político?

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Biografia do Autor

Thiago Costa Juliani Regina, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Historiador, mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Pâmela Chiorotti Becker Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Historiadora, mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

REGINA, T. C. J.; SOUZA, P. C. B. Análise do Discurso da grande imprensa: eleições presidenciais de 1950 no Brasil. Lumina, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 59–74, 2024. DOI: 10.34019/1981-4070.2024.v18.43073. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/43073. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos