As imagens como gesto militante no filme América Armada (Alice Lanari e Pedro Asbeg, 2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.39143

Palavras-chave:

Gesto Militante, Ativismo Social, Violência Armamentista, América Armada, Documentário Brasileiro

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar as imagens como gesto militante no documentário brasileiro América Armada (Alice Lanari e Pedro Asbeg, 2018). O longa-metragem apresenta a atuação de três ativistas sociais, que vivem em diferentes países latino-americanos: Teresita Gaviria, na Colômbia; Raull Santiago, no Brasil; e Heriberto Paredes, no México. Esses personagens exercem suas militâncias por meio da produção de imagens, denunciando os impactos da violência armada em parte da população de seus países. A abordagem proposta para a análise do documentário é desenvolvida a partir de três eixos metodológicos: 1) a imagem-reparação, compreendida no contexto da personagem colombiana; 2) a imagem-escudo, entendida no âmbito do personagem brasileiro; 3) a imagem-vestígio, interpretada de acordo com a realidade do personagem mexicano. Assim, compreende-se as aproximações entre as experiências violentas e as formas de resistência praticadas por cidadãos latino-americanos, revelando a maneira pela qual as imagens de América Armada atuam como gesto militante na medida em que se constituem junto às imagens produzidas pelos ativistas que protagonizam o documentário. Isso acontece por meio dos enquadramentos, movimentos de câmera e pela montagem, expressando sentidos de denúncia social e resistência política.

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Biografia do Autor

Márcio Zanetti Negrini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor pelo PPGCOM/PUCRS onde realiza pós-doutorado com bolsa do CNPq. Integrante do Kinepoliticom – Grupo de Pesquisa Cinema e Audiovisual: Comunicação Estética e Política (CNPq).

Giancarlo Backes Couto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando no PPGCOM/PUCRS com bolsa do edital Apoio a Projetos de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação - Doutorado (CNPq). Integrante do Kinepoliticom.

Giulianna Nogueira Ronna, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

 Doutoranda no PPGCOM/PUCRS com bolsa do CNPq. Integrante do Kinepoliticom.

Cristiane Freitas Gutfreind, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Sociologia pela Universidade de Paris V (René Descartes, Sorbonne). Professora Titular da PUCRS, vinculada ao PPGCOM e ao Curso de Graduação em Cinema. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Kinepoliticom.

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

NEGRINI, M. Z. .; COUTO, G. B. .; RONNA, G. N. .; FREITAS GUTFREIND, C. . As imagens como gesto militante no filme América Armada (Alice Lanari e Pedro Asbeg, 2018). Lumina, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 171–189, 2023. DOI: 10.34019/1981-4070.2023.v17.39143. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39143. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos