Jornal Nacional e as estratégias enunciativas da transmissão televisiva pelo Globoplay
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2022.v16.38855Palavras-chave:
Telejornalismo, Televisualidade, Semiótica, Jornal Nacional, GloboplayResumo
O presente trabalho tem como objeto de investigação as estratégias enunciativas utilizadas na exibição do Jornal Nacional por meio da plataforma de streaming e vídeos Globoplay. Com o desenvolvimento e a popularização da internet, o telejornalismo passou a poder ser visto de diversas formas, dentre elas, via plataformas de streaming, que são acessadas por outros dispositivos, além do meio televisivo, tais como os desktops. Partindo-se do princípio que o telejornalismo é resultante da lógica da programação televisiva e da articulação de dispositivos expressivos próprios desse meio, busca-se compreender como esse gênero tem se adaptado nesse ecossistema midiático. O Jornal Nacional no Globoplay foi tomado como objeto de investigação, tendo em vista seus históricos índices de audiência e prestígio na grade televisiva aberta nacional. O propósito é analisar de que modo as estratégias discursivas garantem efeitos de sentido de atualidade, de simultaneidade, de imediatismo, de verdade e de objetividade próprias do discurso telejornalístico também fora do meio televisivo. A partir dos referenciais teórico e metodológico da semiótica discursiva de linha francesa a análise concentrou-se nas estratégias enunciativas das projeções temporais instauradas na interface “Agora na TV” acessada via desktop durante a exibição do Jornal Nacional, tendo em vista que, pela necessidade de atualidade noticiosa, esse gênero está estreitamente atrelado à questão do tempo.
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