Autorrepresentações de influenciadores da causa animal em affordances do Instagram
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.38506Palavras-chave:
Comunicação digital, Instagram, Affordances, Influenciadores digitais, Direitos dos animaisResumo
Em uma sociedade que explora e extermina cada vez mais os animais não-humanos e degrada o meio-ambiente de maneira que beira à irreversibilidade, faz-se necessário estudar aqueles que advogam pelos direitos dos animais. Este artigo tem como objetivo entender como influenciadores digitais que trabalham por esta causa constroem as suas autorrepresentações na rede social Instagram, a partir de um olhar que observe suas autorrepresentações pelas affordances desta rede social digital, considerando-as como lupas de análise. Com base no referencial teórico sobre a questão animal, entendemos que a defesa da causa se configura em duas principais correntes, uma abolicionista e outra moderada e, por isso, comparamos os resultados obtidos na análise dos influenciadores de ambas as correntes. Utilizamos a análise qualitativa, por meio da metodologia Favo de Mel (KIETZMANN et al., 2011), para compreender a interação das affordances do Instagram com a autorrepresentação construída por esses influenciadores. Como parte dos resultados, verificamos que existe uma pluralidade de autorrepresentações de influenciadores mesmo no interior de uma mesma vertente e que as interações das affordances com as autorrepresentações de influenciadores de correntes distintas apontam para posições ideológicas mais amplas.
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