Pensar com as telas: resenha crítica de Ver segundo o quadro, ver segundo as telas de Mauro Carbone

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2022.v16.34648

Palavras-chave:

Telas, Cinema, Imagem, Fenomenologia, Estética

Resumo

Lançado no final de 2019, nas vésperas da pandemia da Covid-19 e da consequente pulverização de discussões sobre a convivialidade digital, a coletânea de ensaios Ver segundo o quadro, ver segundo as telas é o primeiro livro no Brasil do filósofo italiano radicado na França Mauro Carbone. Reunindo quatro textos dos últimos anos de seu trabalho, nele, o autor, de forte acento transdisciplinar, promove conversações entre teóricos do cinema, teóricos da imagem e teóricos da mídia e apresenta reflexões que colocam o fenômeno das telas como central para a filosofia contemporânea da comunicação. Partindo de uma leitura contemporânea de Merleau-Ponty, Carbone adiciona historicidade ao processo da percepção indicando que os modos de ver e de se fazer visível são mediados e condicionados pelos meios de comunicação [media] de cada período histórico. O filósofo aponta que é a tela o dispositivo visual de referência da nossa época e que, com a ajuda do cinema, podemos compreendê-la não como uma janela que tudo mostra, mas algo “[...] cuja opacidade, em vez de esconder, nos permite ver”. O livro, desafiador e ao mesmo tempo acessível, propõe conceitos como os da “arquitela” [archi-écran] e da “filosofia-cinema” [philosophie-écrans] e noções como a da precessão recíproca entre a visão e o visível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelise De Carli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora substituta da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ) e pesquisadora da Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades (APPH).

Referências

CARBONE, M. Ver segundo o quadro, ver segundo as telas. Caxias do Sul: Educs, 2019.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

DE CARLI, A. Pensar com as telas: resenha crítica de Ver segundo o quadro, ver segundo as telas de Mauro Carbone. Lumina, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 192–198, 2022. DOI: 10.34019/1981-4070.2022.v16.34648. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/34648. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Resenhas