Pegadas do cinema de Olga Futemma
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2020.v14.29758Palavras-chave:
Olga Futemma, Japão, Okinawa, Cinema, Cinemateca BrasileiraResumo
Olga Futemma dirigiu cerca de cinco curtas metragens, entre 1974 e 1989. Na ocasião desta entrevista, era diretora da Cinemateca Brasileira, instituição onde trabalhou desde 1984, sendo uma das principais agentes e testemunha de sua história. Aqui, ela fala de sua família para chegar aos seus filmes, deixando visíveis as pegadas, sobretudo da cultura japonesa – em especial, a okinawana -, que a influenciaram. Destacando a especificidade da região de Okinawa, de onde seus pais migraram para o Brasil, Olga revela o que isso significou para sua vida e, consequentemente, para sua obra. É possível perceber as razões de ter interrompido sua carreira de cineasta tão precocemente, quando revela que só foi cineasta de vez em quando, tendo que buscar funções mais rapidamente remuneradas para sustentar os filhos. Outro motivo foi ter se deparado com a urgência do trabalho que a Cinemateca demandou para sua geração, em especial, em relação à documentação e à catalogação do acervo. A cineasta fala das influências que recebeu, em especial de Paulo Emílio Salles Gomes, de quem foi aluna na USP, e do cineasta Yasujiro Ozu. A ideia é que a conversa forneça elementos para se acompanhar os caminhos que traçou até chegar aos seus filmes, dos quais fala sobre o processo de produção e criação.
Downloads
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).