Perda da hegemonia da imprensa - a disputa pela visibilidade na eleição de 2018

Autores

  • Marcelo Alves dos Santos Junior Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0003-4995-6612
  • Afonso de Albuquerque Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2019.v13.28668

Palavras-chave:

Comunicação Política, Facebook, Ambiente Informacional, Visibilidade

Resumo

O poder de negociar e distribuir atenção é um recurso essencial para os meios de comunicação. Durante períodos eleitorais, a exposição midiática tradicionalmente era construída por duas lógicas institucionalizadas: a do jornalismo e da política. Na internet, todavia, outros atores ocupam a cena para criar e circular conteúdos. A disputa pela visibilidade em mídias sociais envolve fontes jornalísticas, políticos, partidos, movimentos sociais, além de veículos jornalísticos nativos digitais, blogueiros e atores emergentes que desafiam as classificações. O objetivo desse artigo é comparar os compartilhamentos obtidos por veículos da imprensa com páginas de esquerda e de direita no Facebook. Esta pesquisa investiga 82.915 publicações realizadas por 30 fan-pages no Facebook durante a eleição de 2018 para compreender o rearranjo do estatuto da visibilidade no sistema midiático híbrido. Resultados indicam que veículos da imprensa jornalística tradicional convertem boa parte de sua audiência para o Facebook e possuem a maior média de seguidores entre as categorias estudadas. A média de compartilhamento, no entanto, é consideravelmente menor, sugerindo uma ameaça à sua hegemonia da concentração da atenção do público. Ao final do artigo, discutimos as implicações dos achados para a comunicação político-eleitoral, indicamos limitações e apontamos possíveis caminhos para outras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Alves dos Santos Junior, Universidade Federal Fluminense

Marcelo Alves é doutorando em Comunicação pela UFF

Afonso de Albuquerque, Universidade Federal Fluminense

Afonso de Albuquerque é professor titular do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF

Referências

ALBUQUERQUE, A. Protecting democracy or conspiring against it? Media and politics in Latin America: A glimpse from Brazil. Journalism, v. 20, n. 7, p. 906-923, 2019. DOI https://doi.org/10.1177/1464884917738376. Acesso em: 11 nov. 2019.

ALVES, Marcelo. Campanha não oficial. A Rede Antipetista na eleição de 2014. Fronteiras-estudos midiáticos, v. 19, n. 1, p. 102-119, 2016. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2017.191.10>. Acesso em: 11 nov. 2019.

ALVES, Marcelo. Redes de campanha na eleição do Rio de Janeiro em 2016. Compolítica, v. 7, n. 2, p. 87-120, 2017. DOI https://doi.org/10.21878/compolitica.2017.7.2.122. . Acesso em: 11 nov. 2019.

ALVES, M; LYCARIÃO, D.; DE AQUINO, J. A. The virtuous cycle of news sharing on Facebook: Effects of platform affordances and journalistic routines on news sharing. New Media & Society, v. 21, n. 2, p. 398-418, 2019. DOIhttps://doi.org/10.1177/1461444818797610. . Acesso em: 11 nov. 2019.

ALEXANDER, J.C. ‘The Mass News Media in Systemic, Historical and Comparative Perspective’, In: Alexander, J.C. & Colomy, P.B. (Org.) Differentiation Theory:Problems and Prospects. Nova York: Columbia University Press, 1990, p. 107–152.

AN, J., CHA, M., GUMMADI, P. K., & CROWCROFT, J. Media Landscape in Twitter: A World of New Conventions and Political Diversity. In ICWSM, 2011.

ANSTEAD, N.; CHADWICK, A.. Parties, election campaigning, and the Internet Toward a comparative institutional approach. In: Chadwick, A. & Howard, P. (Org.) The Routledge handbook of Internet politics, p. 56-71, Taylor & Francis, 2008.

BARBERA, P.; PICCIRILLI, M.; BARBERA, M.P.. Package ‘Rfacebook’. R package version 0.6, v. 15, p.1-25 2017. Disponível em:<https://cran.r-project.org/web/packages/Rfacebook/Rfacebook.pdf>.Acesso em: 11 nov. 2019.

BENKLER, Y. FARIS, R.; ROBERTS, H.. Network propaganda: Manipulation, disinformation, and radicalization in American politics. Oxford: Oxford University Press, 2018.

BENNETT, W. L.; LIVINGSTON, S.. The disinformation order: Disruptive communication and the decline of democratic institutions. European journal of communication, v. 33, n. 2, p. 122-139, 2018.DOI https://doi.org/10.1177/0267323118760317. . Acesso em: 11 nov. 2019.

BIMBER, B. The study of information technology and civic engagement. Political Communication, v. 17, n. 4, p. 329-333, 2000.DOI https://doi.org/10.1080/10584600050178924.Acesso em: 11 nov. 2019.

BLUMLER, J. G.; KAVANAGH, D.. The third age of political communication: Influences and features. Political communication, v. 16, n. 3, p. 209-230, 1999.DOI https://doi.org/10.1080/105846099198596. Acesso em: 11 nov. 2019.

BUCHER, T.. Want to be on the top? Algorithmic power and the threat of invisibility on Facebook. New Media & Society, v. 14, n. 7, p. 1164-1180, 2012.DOI https://doi.org/10.1177/1461444812440159. Acesso em: 11 nov. 2019.

BRUNS, A. Gatewatching: Collaborative online news production. New York: Peter Lang, 2005.

CHADWICK, A.. Digital network repertoires and organizational hybridity. PoliticalCommunication, v. 24, n. 3, p. 283-301, 2007.DOI https://doi.org/10.1080/10584600701471666. . Acesso em: 11 nov. 2019.

CHADWICK, Andrew. The Hybrid Media System: Politics and Power.Oxford: Oxford University Press, 2013.

COOK, T. E. Governing with the News: The News Media as a Political Institution. Chicago/Londres: University of Chicago Press, 2000.

DAVIS, A. Whither mass media and power? Evidence for a critical elite theory alternative. Media, Culture & Society, v. 25, n. 5, p. 669-690, 2003. DOIhttps://doi.org/10.1177/01634437030255006. . Acesso em: 11 nov. 2019.

GIBSON, R.; WARD, S. An outsider's medium? The European elections and UK party competition on the Internet. British elections & parties review, v. 10, n. 1, p. 173-191, 2000.DOI https://doi.org/10.1080/13689880008413043. . Acesso em: 11 nov. 2019..

HALL, S., CHRITCHER, C., JEFFERSON, T., CLARKE, J., & ROBERTS, B. The social production of news: Mugging in the media. The manufacture of news. In: HALL, S; CRITCHER, C., & JEFFERSON, T. CLARKE. (Orgs.). Policing the crisis: mugging, the state, and law and order.Londres: Constable, 1981, p. 331-367.

HERBST, S.. Public expression outside the mainstream. The Annals of the American Academy of Political and Social Science, v. 546, n. 1, p. 120-131, 1996.DOI https://doi.org/10.1177/0002716296546001011. Acesso em: 11 nov. 2019.

HINDMAN, M. The myth of digital democracy. New Jersey: Princeton University Press, 2008.

LARSSON, A.O.; MOE, H.. Triumph of the underdogs? Comparing Twitter use by political actors during two Norwegian election campaigns. Sage Open, v. 4, n. 4, p. 1-14, 2014. DOI https://doi.org/10.1177/2158244014559015. . Acesso em: 11 nov. 2019.

MARGOLIS, M.; RESNICK, D.. Politics as usual. Thousand Oaks: Sage, 2000.

SANTOS, F.; GUARNIERI, F. From protest to parliamentary coup: an overview of Brazil’s recent history. Journal of Latin American Cultural Studies, v. 25, n. 4, p. 485-494, 2016. DOI https://doi.org/10.1080/13569325.2016.1230940.Acesso em: 11 nov. 2019.

SHIRKY, C.. The political power of social media: Technology, the public sphere, and political change. Foreign Affairs, v.90, p. 28-41, 2011.Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/25800379>. Acesso em: 11 nov. 2019.

SWANSON, D. L. The Political-Media Complex at 50. American Behavioral Scientist, v. 40, n. 8, p. 1264–1282, 1997. DOI 10.1177/0002764297040008022. Acesso em: 11 nov. 2019.

TUCHMAN, G.. Making News: A Study in the Construction of Reality. Nova York: The Free Press, 1978.

VAN DIJK, T. A. How Globo media manipulated the impeachment of Brazilian President Dilma Rousseff. Discourse & Communication, v. 11, n. 2, p. 199-229, 2017.DOI https://doi.org/10.1177/1750481317691838. Acesso em: 11 nov. 2019.

VARGO, C. J.; GUO, L.; AMAZEEN, M. A. The agenda-setting power of fake news: A big data analysis of the online media landscape from 2014 to 2016. New Media & Society, Online first, 2017. DOI https://doi.org/10.1177/1461444817712086. Acesso em: 11 nov. 2019.

WILLIAMS, B. A.; CARPINI, M. X. Delli. After broadcast news: Media regimes, democracy, and the new information environment. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

ALVES DOS SANTOS JUNIOR, M. .; DE ALBUQUERQUE, A. . Perda da hegemonia da imprensa - a disputa pela visibilidade na eleição de 2018. Lumina, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 5–28, 2019. DOI: 10.34019/1981-4070.2019.v13.28668. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/28668. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação Política, Eleições 2018 e Campanha Permanente