"A memória é a matéria essencial das entrevistas”: Entrevista com José Carlos Sebe Bom Meihy
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2020.v14.28251Palavras-chave:
História Oral, Memória, Entrevista, História, Histórias de VidaResumo
Os estudos no campo da Comunicação sempre dialogaram com outras disciplinas, especialmente Ciências Sociais, Filosofia e Linguística. Nos últimos anos, vem despontando o interesse pelo diálogo com mais uma área, a História, indo desde a Teoria da História até a História oral. Assim, conceitos como tempo, historicidade, temporalidade, memória e história oral de vida passaram a transitar em pesquisas da Comunicação. A entrevista a seguir explora algumas possibilidades desse diálogo, ao mesmo tempo em que introduz o pesquisador da Comunicação a premissas da História oral, que tem uma peculiar proximidade com o Jornalismo pela centralidade da entrevista. A nossa conversa foi com o historiador José Carlos Sebe Bom Meihy, professor titular aposentado do Departamento de História da Universidade de São Paulo e atualmente professor da Unigranrio. Autor de mais de uma centena de trabalhos - entre livros, capítulos e artigos – e orientador de mais de uma centena de pesquisas de mestrado e doutorado, Meihy está entre os pesquisadores brasileiros que mais contribuíram para o avanço das pesquisas em História oral. Ele nos fala de temas como características da memória de expressão oral, aspectos balizadores da relação entre oralistas e os seus entrevistados e dos riscos de associações apressadas entre memória e identidade. Para os que confundem História oral com a realização de entrevistas, ele alerta: “Não é apenas o ato de entrevistar que matiza a História oral. [...] O que marca o projeto de História oral é a organização de entrevistas que se encaminham para exames mnemônicos específicos.”
Downloads
Referências
MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História Oral como fazer como pensar. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2011.
MEIHY, J. C. S. B. Augusto & Lea: Uma história de (des)amor em tempos modernos. São Paulo: Editora Contexto, 2006.
MEIHY, J. C. S. B. Manual de História Oral. 5. ed. São Paulo: Editora Loyola, 2005.
MEIHY, J. C. S. B. Brasil fora de si: experiências de brasileiros em Nova York. São Paulo, Parábola, 2004.
MEIHY, J. C. S. B.; LEVINE, R. S. B. Cinderela Negra: a saga de Carolina Maria de Jesus. Rio de Janeiro, Editora UFRJ: 1994.
MEIHY, J. C. S. B. Canto de Morte Kaiowá. São Paulo: Loyola, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).