Por que a visualização de dados falha se não pensamos sobre o seu propósito
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2019.v13.27762Palavras-chave:
visualização, codificação, dados, designResumo
A maioria das pessoas que cria gráficos ou mapas regularmente para apresentações de slides, artigos, documentos, relatórios e afins não aprende sobre a visualização em um ambiente formal. Elas nem mesmo entendem elementos básicos da visualização, como a codificação, a propriedade visual que muda em relação aos dados que estão sendo representados. O que realmente fazemos ao projetar uma visualização de dados são números de mapas e as propriedades dos objetos, geralmente formas geométricas. O objetivo deste artigo é apresentar exemplos de como a visualização deve guiar a escolha da codificação. Quando elaborados corretamente, gráficos e mapas facilitam o conhecimento e melhoram a compreensão do significado dos dados pelos leitores.
Downloads
Referências
conteúdo mais popular do New York Times em 2013. Knight Lab. 20 de janeiro
de 2014. Disponível em:
https://knightlab.northwestern.edu/2014/01/20/behind-the-dialect-map-
interactive-how-an-intern-created-the-new-york-times-most-popular-piece-of-
content-in-2013. Acesso em: 21 ago. 2019.
KATZ, Josh; ANDREWS, Wilson. How Y’all, Youse and You Guys Talk. The
New York Times. 21 de dezembro de 2013. Disponível em:
https://www.nytimes.com/interactive/2014/upshot/dialect-quiz-map.html
Acesso em: 21 ago. 2019.
WILKE, Claus O.; Visualizando dados: Mapeando dados para estética. Fundamentos da visualização de dados. O'Reilly Media, Inc. Disponível em: https://serialmentor.com/dataviz/aesthetic-mapping.html Acesso em:
21 ago. 2019.
CAIRO, Alberto. The Truthful Art: Data, Charts, and Maps for Communication. New Riders, 2016. Disponível em: https://www.amazon.es/Truthful-Art-Data-Charts-Communication/dp/0321934075. Acesso em: 21 ago. 2019.
DATA@URBAN. Três maneiras de anotar seus gráficos. Medium Corporation.
17 de março de 2018. Disponível em: https://medium.com/@urban_institute/three-ways-to-annotate-your-graphs-d140e04e48ec;. Acesso em: 21 ago. 2019.
DIAKOPOULOS, Nick. Contação de histórias com visualização de dados: o
Contexto é o Rei. Nick Diakopoulos. 17 de setembro de 2013. Disponível em:
http://www.nickdiakopoulos.com/2013/09/17/storytelling-with-data-
visualization-context-is-king/. Acesso em: 21 ago. 2019.
HULLMAN, Jessica. O objetivo da visualização é visão, não imagens: Uma
entrevista com o pioneiro da visualização Ben Shneiderman. Medium
Corporation. 12 de março de 2019. Disponível em:
https://medium.com/multiple-views-visualization-research-explained/the-
purpose-of-visualization-is-insight-not-pictures-an-interview-with-visualization-pioneer-ben-beb15b2d8e9b>. Acesso em: 21 ago. 2019.
WILKE, Claus O. Fundamentals of Data Visualization. Sebastopol (CA): O'Reilly Media, Inc., 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).