Consumo cultural cubano de "reembalagem"

  • José Raúl Concepción Llanes Universidad La Habana
  • Martín Oller Alonso Universidad La Habana

Resumo

Nos três anos seguintes à Revolução Cubana, o sistema de mídia em Cuba passou por uma profunda mudança – de sistema de mídia comercial para um sistema socialista de mídia controlado pelo Estado. Nesse sistema, o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC) e o Instituto Cubano de Rádio e Televisão (ICRT) monopolizaram a distribuicão de material cultural produzido para defender os ideais  revolucionários. A chegada de novas tecnologias nas duas últimas décadas, em grande parte sem regulação pelo Estado, está abrindo lentamente formatos alternativos ao sistema estatal. Este artigo analisa essas mudanças e discute o que elas significam para o consumo de material informativo e de entretenimento em Cuba. Explica o crescimento do mercado de consumo cultural alternativo na ilha, concentrando-se no Paquete Semanal (Pacote Semanal) como o exemplo mais popular de distribuição e consumo cultural seguindo uma lógica alternativa. Pesquisadores cubanos sugerem que a atratividade do Paquete é baseada na diversidade, na qualidade e na autenticidade do seu conteúdo em comparação com a televisão estatal. Sua rede de produção e distribuição é descentralizada, opera com status não regulamentado, ou “a-legal”, e tem objetivo comercial, possivelmente empregando milhares de pessoas. Os autores argumentam que, dada a popularidade do Paquete, o produto tem implicações importantes para a preservação dos fundamentos ideológicos socialistas do governo cubano e do modus operandi dos meios de comunicação no país.

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Biografia do Autor

José Raúl Concepción Llanes, Universidad La Habana

Journalist in Cuba debate, Havana, Cuba. Graduated at the Faculty of Communication at Universidad La Habana.

Martín Oller Alonso, Universidad La Habana

Prof. Dr. Universidad La Habana, Cuba. Posgrado en Periodismo.

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Publicado
2019-08-30
Como Citar
RAÚL CONCEPCIÓN LLANES, J.; OLLER ALONSO, M. Consumo cultural cubano de "reembalagem&quot;. Lumina, v. 13, n. 2, p. 40-54, 30 ago. 2019.
Seção
Dossiê: Pesquisa em Jornalismo e Mídia nas Américas