O acesso desigual aos programas infantis na era digital: implicações socioculturais
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21352Palavras-chave:
audiências infantis, programas infantis, consumo midiático, TV digital, infância e educaçãoResumo
Diante do fim iminente da TV analógica, da convergência TV-internet, do crescimento dos canais segmentados pagos, da extinção da maioria da programação infantil das emissoras abertas brasileiras, indaga-se: as crianças telespectadoras da TV aberta perderam o interesse por programas infantis? As audiências infantis se extinguiram? Migraram para a TV paga? Esta pesquisa analisa o acesso aos canais e programas de TV, preferências e atividades midiáticas de um grupo de 54 crianças de 11 anos em média, de uma escola pública de Brasília-DF. Como metodologia foi utilizado um questionário semiestruturado. Os resultados apontam que os programas mais consumidos são infanto-juvenis e abordam temáticas deste universo com o qual as crianças se identificam e são atraídas como audiência específica. Porém, a disponibilidade de acesso depende do poder aquisitivo, o que incide no consumo, que evidencia a desigualdade sociocultural. Conclui-se assim pela necessidade de um canal público digital infantil, acessível gratuitamente e tecnologicamente às crianças brasileiras.
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