A comunicação em ambientes governamentais de Juiz de Fora (MG): percepções e questionamentos sobre as noções de administração, promoção e utilidade pública

Autores

  • Pedro Augusto Farnese de Lima Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Boanerges Balbno Lopes Filho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ademir Antônio Veroneze Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2018.v12.21328

Palavras-chave:

conceitos, comunicação institucional, comunicação governamental, comunicação pública, percepções

Resumo

O artigo busca apresentar nuances da comunicação desenvolvida em ambientes organizacionais denominados mais comumente no país pela tríade: pública, governamental ou estatal, e institucional, com o intuito de promover reflexões necessárias envolvendo a observação das singularidades e contradições. Para dar suporte ao texto, além de uma revisão bibliográfica de autores que estudam o segmento, foram realizadas entrevistas qualitativas em condições semiestruturadas com jornalistas, responsáveis pelas áreas de assessoria de imprensa ou de comunicação em três instâncias na cidade de Juiz de Fora (MG): Prefeitura, Câmara dos Vereadores e Universidade Federal. O monitoramento circunstancial de conteúdo dos sites e portais das respectivas organizações também permitiu algumas inferências, facilitando comparações ilustrativas entre as falas dos entrevistados e as ações de divulgação a partir de três categorias: administrativa, promoção e utilidade pública.O resultado da reflexão aponta para uma realidade que, observadas as condições previstas para o exercício pleno de uma comunicação conceitualmente bem aplicada, pode provocar transformações efetivas nas estruturas organizacionais.  

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Biografia do Autor

Pedro Augusto Farnese de Lima, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pela mesma instituição, obteve os títulos de especialista em Comunicação Empresarial e Marketing e Negócios; e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. É também pós-graduado em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Faculdade Estácio de Sá Juiz de Fora. Possui  licenciatura em Letras (Português e Literatura) pela Faculdade Universo. É jornalista do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora. Tem interesse nas áreas de comunicação organizacional, mídias sociais e eventos.

Boanerges Balbno Lopes Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Jornalista e Professor. Pós-Doutorado em Jornalismo pelo Programa PNPD/CAPES/UEPG (2014), Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1997) e Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Chefe do departamento de Jornalismo no período de 2010 a 2014, Coordenador do curso de especialização em Comunicação Empresarial da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG) desde 2006, Diretor do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo - FNPJ, professor associado III e integrante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Ademir Antônio Veroneze Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando em Comunicação e Poder, do PPGCom/UFJF. Jornalista com experiência em Comunicação Organizacional.

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

FARNESE DE LIMA, P. A.; LOPES FILHO, B. B.; VERONEZE JÚNIOR, A. A. A comunicação em ambientes governamentais de Juiz de Fora (MG): percepções e questionamentos sobre as noções de administração, promoção e utilidade pública. Lumina, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 172–187, 2018. DOI: 10.34019/1981-4070.2018.v12.21328. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21328. Acesso em: 23 dez. 2024.