Representações no Fluxo Televisivo: a naturalização das “novas tecnologias” no telejornal, na telenovela e na publicidade

Autores

  • Nathália dos Santos Silva Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Elisa Reinhardt Piedras Doutora em Comunicação; Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21327

Palavras-chave:

Fluxo Televisivo. Representações. Novas Tecnologias.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar as representações sobre “novas tecnologias” no fluxo televisivo, considerando o encadeamento entre telejornal, telenovela e publicidade. No âmbito teórico, discutimos a circulação social de representações (MOSCOVICI, 1978[1961]; GOFFMAN,1979; HALL, 1997) na perspectiva analítica do fluxo televisivo (WILLIAMS, 1992[1974]; JENSEN, 1995). Quanto às estratégias metodológicas, o corpus é constituído pelo fluxo de fragmentos da programação do canal que tematizaram o assunto investigado. Inspirados na “análise de curto alcance do fluxo” de Williams (1992) e nas estratégias sugeridas por Jensen (1995), enfatizamos uma abordagem qualitativa mesclada a algumas estratégias quantitativas e adotamos os procedimentos da análise documental. Ao final, elaboramos três categorias referentes à estruturação de representações sobre “novas tecnologias” através do encadeamento de diferentes gêneros televisivos. Com uma ocorrência maior no telejornalismo, na publicidade e, depois, na telenovela, o fluxo representou aparatos, tecnologias de conexão e diferentes plataformas digitais a partir de diferentes ritmos, intensidades e valores associados, contribuindo na naturalização de algumas representações.

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Biografia do Autor

Nathália dos Santos Silva, Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

Nathália dos Santos Silva é graduada em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013).

 

Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), pesquisou as “Representações sobre ‘novas tecnologias’ no fluxo publicitário televisivo” e foi bolsista da Capes.

 

Elisa Reinhardt Piedras, Doutora em Comunicação; Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Elisa Reinhardt Piedras é graduada em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (2002) e em Artes Visuais/Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (2003).
Mestre em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), pesquisando "A articulação da publicidade com o mundo social: a constituição do fluxo publicitário nas práticas de produção e de recepção", foi bolsista da Capes.
Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), desenvolvendo tese sobre "Publicidade, imaginário e consumo: anúncios no cotidiano feminino".
Realizou intercâmbio na Universidad de Extremadura / Espanha na área de Design (2002), com bolsa da AECI; e Estágio de Doutorado no Exterior na Universidade Paris V - Sorbonne (2007), com bolsa da Capes.
Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Departamento de Comunicação e na Linha de Pesquisa “Cultura e Significação” do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Pesquisa temas como o processo de comunicação publicitária e sua abordagem sociocultural, estudos de recepção, consumo cultural, consumo e consumidor.
Coordena o Projeto de Pesquisa "Recepção de propaganda de utilidade publica: a produção de sentido sobre as campanhas antitabagismo" e participa dos projetos “Jovem brasileiro e práticas midiáticas em tempo de convergência: Brasil Profundo”(PROCAD/Capes) e “Publicidade, propaganda, alteridade e cidadania: estratégias transmetodológicas de análise da diversidade nos contextos de mudança econômica e social do Brasil e da Espanha” (Capes/DGPU).
É autora do livro “Fluxo publicitário” e de diversos artigos sobre publicidade e recepção midiática publicados em periódicos nacionais.

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

SILVA, N. dos S.; PIEDRAS, E. R. Representações no Fluxo Televisivo: a naturalização das “novas tecnologias” no telejornal, na telenovela e na publicidade. Lumina, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 173–192, 2017. DOI: 10.34019/1981-4070.2017.v11.21327. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21327. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos