“Das minas de ouro e das montanhas gerais”: a representação do Terra de Minas sobre a identidade mineira

Autores

  • Janaina de Oliveira Campos Universidade Federal de Viçosa
  • Rennan Lanna Martins Mafra Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2018.v12.21321

Palavras-chave:

representação, identidade, mídia, mineiridade

Resumo

Este trabalho trata da representação da identidade mineira no âmbito do programa Terra de Minas, da Rede Globo. Como arcabouço teórico, lança mão de teorias da representação social para compreender as interrelações entre mineiridade e meio rural. Como escopo metodológico, utiliza a análise de conteúdo para identificar, em algumas edições do programa, traços característicos da mineiridade que remetam ao rural. Os principais resultados da pesquisa apontam que o programa cumpre papel de representar o sujeito mineiro que foi constrído com referência à ruralidade, acrescida, todavia, de combinações com outros aspectos da contemporaneidade, ligados à culinária, à natureza, à história e a uma impressão idealizada do ser mineiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina de Oliveira Campos, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda em Extensão Rural e graduada em Comunicação social/jornalismo na Universidade Federal de Viçosa

Rennan Lanna Martins Mafra, Universidade Federal de Viçosa

Professor no Departamento de Comunicação Social  e no Programa de Pós Graduação em Extensão Rural, na UFV. É doutor e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, respectivamente nas linhas de pesquisa Textualidades Mediáticas e Processos Comunicativos e Práticas Sociais.

Referências

ABRIL, Gonzalo. Análisis crítico de textos visuales. Madrid: Editorial Sintesis, 2007.

______. Tres dimensiones del texto y de la cultura visual. IC – Revista de Información y Comunicación, v.9, p.15-35, 2012. Disponível em: < https://bit.ly/2KQpzPK>. Acesso em: 3 ago. 2018.

ARANTES, Haydêe Sant’Ana. MUSSE, Christina Ferraz Musse. A construção da identidade mineira: uma análise da cobertura do aniversário de Belo Horizonte através do jornal Estado de Minas. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Fortaleza, CE – 3 a 7/9/2012. Disponível em: < https://bit.ly/2Kld7ah>. Acesso em: 3 ago. 2018.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1999.

COUTINHO, Iluska Maria da Silva. MUSSE, Christina. Telejornalismo, narrativa e identidade: a construção dos desejos do Brasil no Jornal Nacional. Revista ALTERJOR- Grupo de Estudos Alterjor: Jornalismo Popular e Alternativo, v.1, n.1, p.1-16, 2010. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88191>. Acesso em: 3 ago. 2018.

FRANÇA, Vera Veiga. Jornalismo e vida social: a história amena de um jornal mineiro. Editora UFMG, Belo Horizonte, 1998.

FROEHLICH, J. M.. A (re) construção de identidades e tradições: o rural como tema e cenário. In: VI Congresso de La Asociación Latinoamericana de Sociología Rural (ALASRU), 2003. Disponível em: < https://bit.ly/2ADtvmW>. Acesso em: 3 ago. 2018.

JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (Org). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17- 44.

MORAIS, Luciana Patrícia de. Culinária típica e identidade regional: a expressão dos processos de construção, reprodução e reinvenção da mineiridade em livros e restaurantes de comida mineira. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em História. UFMG. Juiz de Fora, junho de 2004.

PEREIRA, Mariana Fernandes. Músicas da propaganda institucional/2011 da Rede Globo Minas: revisitando memórias de Minas Gerais. Entremeios: revista de estudos do discurso, n.5, p.1-8, 2012. Disponível em: < http://www.entremeios.inf.br/published/76.pdf>. Acesso em: 3 ago.2018.

PERNISA, Mila Barbosa. A construção simbólica da identidade mineira no telejornal da Rede Minas. Dissertação.Programa de Pós Graduação em comunicação da UFJF. Mestrado em Comunicação.Juiz de Fora, agosto de 2011.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Em busca de uma outra história: imaginando o imaginário. Revista Brasileira de História. São Paulo, Contexto/ANPUH, v. 15, n. 29, p.9-27 , 1995. Disponível em: < https://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=3770>. Acesso em: 3 ago. 2018.

VERGARA QUINTERO, María del Carmen. La naturaleza de las representaciones sociales. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud. Manizales Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud CINDE, Universidad de Manizales, v. 6, n. 1. p. 55-80, 2008. Disponível em: < http://www.redalyc.org/pdf/773/77360103.pdf>. Acesso em: 3 ago. 2018.

VIANNA, Graziela Mello; VAZ, Paulo Bernardo; SANTOS, Humberto. Sobre texto visual, som e imagem: novas paragens para as paisagens textuais. In: COMPÓS, Anas... Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2015. Disponível em: http://www.compos.org.br/biblioteca/compos-2015-99e14b33-2e1d-4278-8921-86937109f4a8_2896.pdf. Acesso em: Acesso em: 3 ago. 2018.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual.In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

CAMPOS, J. de O.; MAFRA, R. L. M. “Das minas de ouro e das montanhas gerais”: a representação do Terra de Minas sobre a identidade mineira. Lumina, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 188–206, 2018. DOI: 10.34019/1981-4070.2018.v12.21321. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21321. Acesso em: 23 dez. 2024.