"A autoestima é muito importante": a retórica da salvação pessoal nos relatos de celebridades sobre o bullying
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21306Palavras-chave:
Celebridades. Televisão. Autoestima. Bullying. Resiliência.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar os relatos de celebridades sobre o bullying no programa Encontro com Fátima Bernardes para mostrar como o discurso terapêutico produz a normatização da subjetividade contemporânea baseada na ideia de autoestima. Os testemunhos considerados neste texto são sobre o racismo e sobre a importância do trabalho na superação da experiência de bullying. Explico que há uma mudança significativa no teor de testemunhos sobre sofrimentos: da narrativa da sobrevivência para a da resiliência.
Downloads
Referências
BEVERLEY, John. Testimonio: on politics of the truth. Minneapolis: University of Minesota Press, 2004.
BINKLEY, Sam. Psychological life as enterprise: social practice and government of neo-liberal interiority. History of the Human Sciences, vol.24, n.3, p.83-102, 2011.
CRUIKSHANK, Barbara. Revolutions within: self-government and self-esteem. In: BARRY Andrew, OSBORNE, Thomas e ROSE, Nikolas (Eds.) Foucault and Political Reason. London: Routledge, 1996, p.231-251.
FUREDI, Frank. Therapy culture: cultivating vulnerability in an uncertain age. London: Routledge, 2004.
HERMAN, Joseph. Trauma and Recovery. New York: Basic Books, 1992.
ILLOUZ, Eva. O amor nos tempos do capitalismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2012.
_____. Oprah Winfrey and the glamour of misery: an essay on popular culture. New York: Columbia University Press, 2003.
LEARS, T. J. From salvation to self-realization: advertising and the therapeutic roots of the consumer culture, 1880-1930. In: WIGHTMAN, Richard; LEARS, T. J. (Orgs.). The culture of consumption: critical essays in American History, 1880-1980.New York: Pantheon Books, 1983, p.1-38.
LIPOVESTKY, Gilles. Metamorfoses da cultura liberal: ética, mídia, empresa. Porto Alegre: Sulina, 2004.
LITTLER, Jo. Making fame ordinary: intimacy, reflexivity, and ‘keeping it real'. Meditative: ideas/knowledge/culture, v. 1, n.2, p.8-25, 2004.
MORIN, Edgar. Cultura de massa no século XX – neurose. São Paulo: Forense Universitária, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).