O desenho metodológico de uma pesquisa qualitativa sobre cinema e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21289

Palavras-chave:

cinema e educação, epistemologia, pesquisa qualitativa, jovens, estudo dos media .

Resumo

O desenho metodológico utilizado para a realização de uma pesquisa de campo sobre projetos de cinema e educação em Portugal e no Brasil é o tema principal a ser tratado aqui. A  pesquisa realizada teve como objetivo caracterizar como diferentes projetos de cinema e educação funcionam no seu dia-a-dia; identificar que tipo de pedagogias e metodologias são utilizados; saber o que estes projetos significam e de que forma contribuem para e com os jovens que deles participam e para sua educação enquanto sujeitos de direitos; e, por fim, perceber o papel das políticas públicas nesta área. Com o intuito de conseguirmos respostas para estas demandas, realizamos um trabalho de campo no Brasil e em Portugal, onde desenvolvemos um processo metodológico que inclui a pesquisa etnográfica através da observação participante e outros métodos relacionados à pesquisa qualitativa. E é sobre este processo metodológico que iremos falar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Pacheco, "Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - CICS.Nova" e Rede Media e Literacia

Raquel Pacheco é doutorada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em regime de cotutela com o Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (Brasil), com período sanduíche no departamento de Educação da PUCRio. Sua pesquisa de doutoramento foi financiada pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/81345/2010). É mestre em Ciências da Comunicação em Estudos dos Media e do Jornalismo pela Universidade Nova de Lisboa com diploma reconhecido pela Universidade Federal Fluminense e bacharel em Comunicação Social, vertente Cinema, pela Universidade Federal Fluminense, com diploma reconhecido pela Universidade Nova de Lisboa. É investigadora integrada do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais e autora do livro Jovens, Media e Estereótipos. Diário de Campo Numa Escola Dita Problemática, Livros Horizontes (2009), ISBN 978972241663 de alguns capítulos de livro e artigos científicos. Atua desde 1996 na área do cinema e como docente/professora/formadora na área do cinema e educação e da mídia e educação. É diretora da Rede Media e Literacia http://medialiteracia.wix.com/medialiteracia

Referências

ALASUUTARI, P. (2005). A Globalização da Pesquisa Qualitativa. Tradução de A. de SOUSA LOPES. Media e Jornalismo, nº6, ano4. Coimbra: Edições Minerva.
BARBIER, R. (1985). Pesquisa-Ação na Instituição Educativa. Rio de Janeiro: Zahar.
BUCKINGHAM, D. e BLOCK, L. de (2007). Finding a global voice? Migrant children, new media and the limits of empowerment, in P. DAHLGREN, pp. 147-163, Young Citizens and New Media: Learning for Democratic Participation. New York: Routledge.
FEILITZEM, V. C., CARLSSON, U. & BUCHT, C. (eds.) (2011). New Questions, New Insights, New Approaches. Contributions to the research forum at the World Summit on media for children and youth 2010. Sweden: NORDICOM (University of Gothenburg).
FREIRE, P. e SHOR, I. (2006). Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor. São Paulo: Paz e Terra.
GUERRA, I. C. (2002). Fundamentos e Processos de Uma Sociologia de Acção – O Planeamento em Ciências Sociais. Cascais: Principia.
GUERRA, I. C. (2012). Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo. Sentidos e formas de uso. Cascais: Principia.
HAGUETTE, Teresa M. F. (1995). Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis: Vozes.
HANSEN, A. et al.. (1998). Mass Communication Research Methods. London: Palgrave.
KIRBY, P. (2003). Involving young people in research, in Child and Youth Participation: Resource Guide. UNICEF.
PACHECO, R. (2009). Jovens, Media e Estereótipos: Diário de Campo numa Escola dita Problemática. Lisboa: Livros Horizonte.
PAIS, J. M. (2003). Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda.
SAVE THE CHILDREN (2003). Interviewing Children: A guide for journalists and others. London: Save the Children.
SCHRODER, K. et al.. (2003). Researching Audiences. Londres: Arnold.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

PACHECO, R. O desenho metodológico de uma pesquisa qualitativa sobre cinema e educação. Lumina, [S. l.], v. 10, n. 2, 2016. DOI: 10.34019/1981-4070.2016.v10.21289. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21289. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Internacionais