O desenho metodológico de uma pesquisa qualitativa sobre cinema e educação
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21289Palavras-chave:
cinema e educação, epistemologia, pesquisa qualitativa, jovens, estudo dos media .Resumo
O desenho metodológico utilizado para a realização de uma pesquisa de campo sobre projetos de cinema e educação em Portugal e no Brasil é o tema principal a ser tratado aqui. A pesquisa realizada teve como objetivo caracterizar como diferentes projetos de cinema e educação funcionam no seu dia-a-dia; identificar que tipo de pedagogias e metodologias são utilizados; saber o que estes projetos significam e de que forma contribuem para e com os jovens que deles participam e para sua educação enquanto sujeitos de direitos; e, por fim, perceber o papel das políticas públicas nesta área. Com o intuito de conseguirmos respostas para estas demandas, realizamos um trabalho de campo no Brasil e em Portugal, onde desenvolvemos um processo metodológico que inclui a pesquisa etnográfica através da observação participante e outros métodos relacionados à pesquisa qualitativa. E é sobre este processo metodológico que iremos falar.
Downloads
Referências
BARBIER, R. (1985). Pesquisa-Ação na Instituição Educativa. Rio de Janeiro: Zahar.
BUCKINGHAM, D. e BLOCK, L. de (2007). Finding a global voice? Migrant children, new media and the limits of empowerment, in P. DAHLGREN, pp. 147-163, Young Citizens and New Media: Learning for Democratic Participation. New York: Routledge.
FEILITZEM, V. C., CARLSSON, U. & BUCHT, C. (eds.) (2011). New Questions, New Insights, New Approaches. Contributions to the research forum at the World Summit on media for children and youth 2010. Sweden: NORDICOM (University of Gothenburg).
FREIRE, P. e SHOR, I. (2006). Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor. São Paulo: Paz e Terra.
GUERRA, I. C. (2002). Fundamentos e Processos de Uma Sociologia de Acção – O Planeamento em Ciências Sociais. Cascais: Principia.
GUERRA, I. C. (2012). Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo. Sentidos e formas de uso. Cascais: Principia.
HAGUETTE, Teresa M. F. (1995). Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis: Vozes.
HANSEN, A. et al.. (1998). Mass Communication Research Methods. London: Palgrave.
KIRBY, P. (2003). Involving young people in research, in Child and Youth Participation: Resource Guide. UNICEF.
PACHECO, R. (2009). Jovens, Media e Estereótipos: Diário de Campo numa Escola dita Problemática. Lisboa: Livros Horizonte.
PAIS, J. M. (2003). Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda.
SAVE THE CHILDREN (2003). Interviewing Children: A guide for journalists and others. London: Save the Children.
SCHRODER, K. et al.. (2003). Researching Audiences. Londres: Arnold.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).