Memes de internet na Ecologia da Mídia: entre metáforas e teorias

Autores

  • Herivelton Regiani Universidade Federal de Santa Maria
  • Viviane Borelli Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2015.v9.21226

Palavras-chave:

memes, ecologia da mídia, teorias da comunicação.

Resumo

O presente artigo busca articular o conceito de meme com a abordagem teórica da ecologia da mídia. Considera ambos, meme e ecologia da mídia, como metáforas, empréstimos da linguagem biológica ao contexto comunicacional. Porém a ecologia da mídia situa-se como metáfora de tal modo abrangente e profícua que se constitui em teoria, com o potencial de integrar outros conceitos de origem semelhante. É neste contexto que os memes de internet podem ser melhor compreendidos e tensionados. Este artigo descreve e analisa memes de internet sobre temáticas diversas e os situa nessa perspectiva ecológica.

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Biografia do Autor

Herivelton Regiani, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Professor na Universidade Luterana do Brasil, campus Santa Maria, RS. Email: heriveltonreg@gmail.com.

Viviane Borelli, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Email: borelliviviane@gmail.com.

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

REGIANI, H.; BORELLI, V. Memes de internet na Ecologia da Mídia: entre metáforas e teorias. Lumina, [S. l.], v. 9, n. 2, 2015. DOI: 10.34019/1981-4070.2015.v9.21226. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21226. Acesso em: 5 nov. 2024.