Memes de internet na Ecologia da Mídia: entre metáforas e teorias
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2015.v9.21226Palavras-chave:
memes, ecologia da mídia, teorias da comunicação.Resumo
O presente artigo busca articular o conceito de meme com a abordagem teórica da ecologia da mídia. Considera ambos, meme e ecologia da mídia, como metáforas, empréstimos da linguagem biológica ao contexto comunicacional. Porém a ecologia da mídia situa-se como metáfora de tal modo abrangente e profícua que se constitui em teoria, com o potencial de integrar outros conceitos de origem semelhante. É neste contexto que os memes de internet podem ser melhor compreendidos e tensionados. Este artigo descreve e analisa memes de internet sobre temáticas diversas e os situa nessa perspectiva ecológica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BLAKMORE, Susan. The Power of the Meme Meme. In The Skeptic (EUA): 1997, vol. 5 nº 2. Disponível em: <http://www.susanblackmore.co.uk/Articles/sk97.html>. Acesso em 28 set. 2015.
BRAGA, José Luiz. Circuitos versus campos sociais. In: MATTOS, Maria Ângela; JANOTTI JUNIOR, Jeder; JACKS, Nilda (Org.) Mediação & Midiatização. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 31-52.
DAWKINS, Richard. O Gene Egoísta. Belo Horizonte: Itatiaia, 2001.
FAUSTO NETO, Antonio. Fragmentos de uma “analítica” da midiatização. Matrizes, São Paulo, vol.1, n.2, p. 89-105, abr. 2008. Disponível em: <http://www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/article/view/88>. Acesso em 22 Jul 2015.
GHISLENI, Taís Steffnello; BARICHELLO, Eugênia Mariano da Rocha. Ecologia das mídias nas redes sociais digitais: estendendo a Teoria Tetrádica de McLuhan ao estudo do Facebook. In RUBLESCKI, Anelise; BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha (Orgs). Ecologia da Mídia. Santa Maria: Facos, 2013, p. 79-97.)
MCLUHAN, Marshal; MCLUHAN, Eric. Laws of media: the new Science. Toronto: University of Toronto Press, 1998.
RECUERO, Raquel da Cunha. Memes em weblogs: proposta de uma taxonomia. In Revista FAMECOS. Porto Alegre: nº 32, abr./2007. Disponível em: <http://revistas.univerciencia.org/index.php/famecos/article/viewFile/1969/1785>. Acesso em 30 out. de 2014.
_______. Redes sociais na internet. Porto-Alegre: Sulina, 2011.
RODRIGUES, Adriano Duarte. Experiência, modernidade e campo dos media. Biblioteca On Line de de Ciências da Comunicação. Portugal, 1999. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/rodrigues-adriano-expcampmedia .pdf>. Acesso em 22 Jul 2015.
SCOLARI, Carlos A. Ecología de los medios. Mapa de un nicho teórico. In Quaderns del CAC, nº 34, Vol. XIII (1), Jun./2010. p. 17-25. Disponível em: <http://www.cac.cat/pfw_files/cma/recerca/quaderns_cac/Q34_Scolari_ES.pdf>. Acesso em 01 jun. de 2015.
_______. Más allá de McLuhan: Hacia una ecologia de los medios. In BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha; RUBLESCKI, Anelise (orgs.). Ecologia da Mídia. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2013a.
_______. Media Evolution: Emergence, dominance, Survival, and Extinction in the Media Ecology. In International Journal of Communication. University of Southern California: n° 7, 2013b, p. 1418–1441. Disponível em: <ijoc.org/index.php/ijoc/article/download/1919/936>. Acesso em 15 jun. 2015.
SOUZA, Humberto da Cunha Alves de. Memes(?) do Facebook: reflexões sobre esse fenômeno de comunicação da cultura ciber. In Revista Temática. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Ano X, nº 07, Jul./2014. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ tematica>. Acesso em 30 out. 2014.
TOLEDO, Gustavo Leal. Uma crítica à memética de Susan Blackmore. Revista de Filosofia. Curitiba: Aurora, v.25, nº 36, Jan.-Jun./2013. p. 179-195. Disponível em <www2.pucpr.br/reol/index.php/rf?dd99=pdf&dd1=7770>. Acesso em 25 out. 2014.
VERÓN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo, RS, Editora Unisinos, 2005.
VIZER, Eduardo; CARVALHO, Helenice. La metáfora ecológica en la era de la mediatización. In BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha; RUBLESCKI, Anelise (orgs.). Ecologia da Mídia. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2013.
BRAGA, José Luiz. Circuitos versus campos sociais. In: MATTOS, Maria Ângela; JANOTTI JUNIOR, Jeder; JACKS, Nilda (Org.) Mediação & Midiatização. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 31-52.
DAWKINS, Richard. O Gene Egoísta. Belo Horizonte: Itatiaia, 2001.
FAUSTO NETO, Antonio. Fragmentos de uma “analítica” da midiatização. Matrizes, São Paulo, vol.1, n.2, p. 89-105, abr. 2008. Disponível em: <http://www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/article/view/88>. Acesso em 22 Jul 2015.
GHISLENI, Taís Steffnello; BARICHELLO, Eugênia Mariano da Rocha. Ecologia das mídias nas redes sociais digitais: estendendo a Teoria Tetrádica de McLuhan ao estudo do Facebook. In RUBLESCKI, Anelise; BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha (Orgs). Ecologia da Mídia. Santa Maria: Facos, 2013, p. 79-97.)
MCLUHAN, Marshal; MCLUHAN, Eric. Laws of media: the new Science. Toronto: University of Toronto Press, 1998.
RECUERO, Raquel da Cunha. Memes em weblogs: proposta de uma taxonomia. In Revista FAMECOS. Porto Alegre: nº 32, abr./2007. Disponível em: <http://revistas.univerciencia.org/index.php/famecos/article/viewFile/1969/1785>. Acesso em 30 out. de 2014.
_______. Redes sociais na internet. Porto-Alegre: Sulina, 2011.
RODRIGUES, Adriano Duarte. Experiência, modernidade e campo dos media. Biblioteca On Line de de Ciências da Comunicação. Portugal, 1999. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/rodrigues-adriano-expcampmedia .pdf>. Acesso em 22 Jul 2015.
SCOLARI, Carlos A. Ecología de los medios. Mapa de un nicho teórico. In Quaderns del CAC, nº 34, Vol. XIII (1), Jun./2010. p. 17-25. Disponível em: <http://www.cac.cat/pfw_files/cma/recerca/quaderns_cac/Q34_Scolari_ES.pdf>. Acesso em 01 jun. de 2015.
_______. Más allá de McLuhan: Hacia una ecologia de los medios. In BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha; RUBLESCKI, Anelise (orgs.). Ecologia da Mídia. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2013a.
_______. Media Evolution: Emergence, dominance, Survival, and Extinction in the Media Ecology. In International Journal of Communication. University of Southern California: n° 7, 2013b, p. 1418–1441. Disponível em: <ijoc.org/index.php/ijoc/article/download/1919/936>. Acesso em 15 jun. 2015.
SOUZA, Humberto da Cunha Alves de. Memes(?) do Facebook: reflexões sobre esse fenômeno de comunicação da cultura ciber. In Revista Temática. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Ano X, nº 07, Jul./2014. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ tematica>. Acesso em 30 out. 2014.
TOLEDO, Gustavo Leal. Uma crítica à memética de Susan Blackmore. Revista de Filosofia. Curitiba: Aurora, v.25, nº 36, Jan.-Jun./2013. p. 179-195. Disponível em <www2.pucpr.br/reol/index.php/rf?dd99=pdf&dd1=7770>. Acesso em 25 out. 2014.
VERÓN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo, RS, Editora Unisinos, 2005.
VIZER, Eduardo; CARVALHO, Helenice. La metáfora ecológica en la era de la mediatización. In BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha; RUBLESCKI, Anelise (orgs.). Ecologia da Mídia. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2013.
Downloads
Publicado
2015-12-01
Como Citar
REGIANI, H.; BORELLI, V. Memes de internet na Ecologia da Mídia: entre metáforas e teorias. Lumina, [S. l.], v. 9, n. 2, 2015. DOI: 10.34019/1981-4070.2015.v9.21226. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21226. Acesso em: 25 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).