Considerações sobre uma possível crise da representação da imagem técnica

Autores

  • Paulo Roberto Masella Lopes PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21223

Palavras-chave:

fotografia, representação, realismo, ontologia, epistemologia.

Resumo

Apesar da automatização que caracteriza a imagem técnica, certo discurso fotográfico ainda segue contaminado pela categoria do artístico e impregnado pelo seu caráter realista e indiciário como decorrência de um conjunto de textos canônicos. No entanto, a superabundância de imagens no ambiente tecnocultural abre uma crise da representação da fotografia, demandando uma nova epistemologia e ontologia que se coadunem com seu processo de autonomização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Masella Lopes, PUC-SP

Pós-doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP; Bacharel em Filosofia pela FFLC-USP.

Referências

BARTHES, Roland. A câmara clara. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2005.
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Editora Perspectiva, 2008.
BAZIN, André. ¿Qué es el cine? Séptima edición. Madrid: Ediciones Rialp S.A., 2006.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7ª edição. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.
COSTA, Mário. A superfície fotográfica. In FABRIS, Annateresa; BASTOS KERN, Maria Lúcia (orgs.). Imagem e conhecimento. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. (p. 179-192).
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. eBooksBrasil.com, 2003.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 8ª edição. Campinas, SP: Papirus, 2004.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência: a colisão entre os velhos e novos meios de comunicação. 2ª edição. São Paulo: Aleph, 2009.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. 1ª edição. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2010.
SONTAG, Susan. Sobre a fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. 224p.
VIRILIO, Paul. A máquina de visão. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

MASELLA LOPES, P. R. Considerações sobre uma possível crise da representação da imagem técnica. Lumina, [S. l.], v. 10, n. 2, 2016. DOI: 10.34019/1981-4070.2016.v10.21223. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21223. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos