Entre hard e soft news: explorando modelos de personalização de notícias em plataformas sociais

Autores

  • Telma Sueli Pinto Johnson Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Professora Adjunta Faculdade de Comunicação Departamento de Jornalismo

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2015.v9.21218

Palavras-chave:

jornalismo, redes sociais, personalização.

Resumo

Este artigo explora e descreve modelos emergentes de personalização de notícias, em termos de conteúdo e horários de distribuição, em plataformas sociais. A partir de pesquisas recentes sobre a dominância crescente do uso do site de rede social Facebook para encontrar, ler, assistir, compartilhar e comentar sobre notícias, buscou-se investigar quais estratégias editoriais e de negócios vêm sendo utilizadas por marcas jornalísticas tradicionais em busca do engajamento das audiências. A metodologia da análise de conteúdo híbrida foi aplicada no estudo da fanpage do jornal O Globo no Facebook, revelando que há adaptação de conteúdo de acordo com os períodos do dia, com picos de atualização à noite e postagens de apelo erótico durante as madrugadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Sueli Pinto Johnson, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Professora Adjunta Faculdade de Comunicação Departamento de Jornalismo

Doutora em Comunicação e Sociabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Jornalismo Digital pela Southern Illinois University (EUA). Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Autora dos livros "Nos bastidores da Wikipédia Lusófona: Percalços e conquistas de um projeto de escrita coletiva on-line" e "Pesquisa social mediada por computador: Questões, metodologia e técnicas qualitativas".

Referências

BARBOSA, S. Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo nas redes digitais. In: CANAVILHAS, J. (Org.). Notícias e mobilidade: jornalismo na era dos dispositivos móveis. Covilhã, PT: Livros LABCOM, 2013, p. 33-54.
BAUER, M. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, M.; GASKELL, G. (Ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático, 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
JOHNSON, T.; PEREIRA JR., W. B. Remediação sem interação: um exame sobre a presença de O Globo no Facebook. Anais do 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2015. ISSN: 2179-4529. Disponível em <http://www.ciberjor.ufms.br/ciberjor6/anais-6º-simposio-internacional-de-ciberjornalismo/> Acesso em 19 jun 2015.
LORENZ, M. Personalização: análise aos 6 graus. In: CANAVILHAS, J. (Org.). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã, PT: Livros LABCOM, 2014, p. 137-15).
NEWMAN, N; LEVY, D.; NIELSEN, R. K. Digital news report 2015. Reuters Institute for the Study of Journalism/University of Oxford. Disponível em <www.digitalnewsreport.org> Acesso em 2 jul 2015.
PALACIOS, M. Memória: jornalismo, memória e história na era digital. In: CANAVILHAS, J. (Org.). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã, PT: Livros LABCOM, 2014, p. 89-110.
SCHMITT, V.; VARVAKIS, G. Personalização no jornalismo on-line: uma análise de conteúdo dos principais jornais. DataGramaZero – Revista de Ciência da Informação, v. 14, n. 6, dezembro/2013, p. 1-26.
SILVA, G. Para pensar critérios de noticiabilidade. In: SILVA, G.; SILVA, M. P.; FERNANDES, M. L. (ORG.). Critérios de noticiabilidade: problemas conceituais e aplicações. Florianópolis: Insular, 2013.
SOUSA, J. P. Teorias da notícia e do jornalismo. Argos: Chapecó, 2002.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Como Citar

JOHNSON, T. S. P. Entre hard e soft news: explorando modelos de personalização de notícias em plataformas sociais. Lumina, [S. l.], v. 9, n. 2, 2015. DOI: 10.34019/1981-4070.2015.v9.21218. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21218. Acesso em: 25 abr. 2024.