Entre hard e soft news: explorando modelos de personalização de notícias em plataformas sociais
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2015.v9.21218Palavras-chave:
jornalismo, redes sociais, personalização.Resumo
Este artigo explora e descreve modelos emergentes de personalização de notícias, em termos de conteúdo e horários de distribuição, em plataformas sociais. A partir de pesquisas recentes sobre a dominância crescente do uso do site de rede social Facebook para encontrar, ler, assistir, compartilhar e comentar sobre notícias, buscou-se investigar quais estratégias editoriais e de negócios vêm sendo utilizadas por marcas jornalísticas tradicionais em busca do engajamento das audiências. A metodologia da análise de conteúdo híbrida foi aplicada no estudo da fanpage do jornal O Globo no Facebook, revelando que há adaptação de conteúdo de acordo com os períodos do dia, com picos de atualização à noite e postagens de apelo erótico durante as madrugadas.
Downloads
Referências
BAUER, M. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, M.; GASKELL, G. (Ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático, 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
JOHNSON, T.; PEREIRA JR., W. B. Remediação sem interação: um exame sobre a presença de O Globo no Facebook. Anais do 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2015. ISSN: 2179-4529. Disponível em <http://www.ciberjor.ufms.br/ciberjor6/anais-6º-simposio-internacional-de-ciberjornalismo/> Acesso em 19 jun 2015.
LORENZ, M. Personalização: análise aos 6 graus. In: CANAVILHAS, J. (Org.). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã, PT: Livros LABCOM, 2014, p. 137-15).
NEWMAN, N; LEVY, D.; NIELSEN, R. K. Digital news report 2015. Reuters Institute for the Study of Journalism/University of Oxford. Disponível em <www.digitalnewsreport.org> Acesso em 2 jul 2015.
PALACIOS, M. Memória: jornalismo, memória e história na era digital. In: CANAVILHAS, J. (Org.). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã, PT: Livros LABCOM, 2014, p. 89-110.
SCHMITT, V.; VARVAKIS, G. Personalização no jornalismo on-line: uma análise de conteúdo dos principais jornais. DataGramaZero – Revista de Ciência da Informação, v. 14, n. 6, dezembro/2013, p. 1-26.
SILVA, G. Para pensar critérios de noticiabilidade. In: SILVA, G.; SILVA, M. P.; FERNANDES, M. L. (ORG.). Critérios de noticiabilidade: problemas conceituais e aplicações. Florianópolis: Insular, 2013.
SOUSA, J. P. Teorias da notícia e do jornalismo. Argos: Chapecó, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).