Imagens táticas contra utopia modernista: investigando As primeiras imagens de Brasília e A cidade é uma só?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21216

Palavras-chave:

discurso utópico-urbanístico, imagens táticas, desvio, ficção documentária

Resumo

O filme A cidade é uma só? (2011), de Adirley Queirós, realizado através de edital para celebração dos 50 anos de Brasília, contesta a utopia modernista difundida pelo discurso oficial sobre a construção e a história da capital. Neste artigo, analisamos o discurso utópico e urbanístico desenvolvido no cinejornal As primeiras imagens de Brasília (1956), de Jean Manzon (que tem áudio remontado no filme de Adirley), e discutimos as imagens táticas elaboradas em A cidade é uma só?. No confronto contra os discursos das estratégias dos controles urbanos, o filme utiliza o desvio dos arquivos e a ficção documentária como formas de fabular a história e ir de encontro à narrativa teleológica do progresso.

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Biografia do Autor

Tatiana Hora Alves de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2016-08-31

Como Citar

ALVES DE LIMA, T. H. Imagens táticas contra utopia modernista: investigando As primeiras imagens de Brasília e A cidade é uma só?. Lumina, [S. l.], v. 10, n. 2, 2016. DOI: 10.34019/1981-4070.2016.v10.21216. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21216. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos