Filmes de família: a intimidade representada
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21206Palavras-chave:
audiovisual, família, representação, identidade, intimidade.Resumo
No presente trabalho, tentamos entender de que forma representamos a nós mesmos diante das câmeras e por quais motivos agimos de determinada maneira quando somos filmados ou fotografados. Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado que visa estudar a “direção”, a “encenação” e a recepção dos filmes de família. Neste recorte, vamos trilhar um caminho pelos estudos sobre memória, documento e representação. Utilizaremos autores como Andreas Huyssen, no campo da memória, André Bazin, na questão do documento, e Jean-Louis Comolli, falando de representação. Neste artigo consta análise preliminar de filmes de família feitos na década de 1970, na cidade de Juiz de Fora (MG).
Downloads
Referências
BAZIN, André. Ontologia da imagem fotográfica. In: O Cinema (ensaios). São Paulo: Brasiliense, 1991. Disponível em: < https://cineartesantoamaro.files.wordpress.com/2011/05/o-cinema-ensaios-andre-bazin.pdf>. Acesso em: 09 set. 2015.
CARUSO, Carlos Alberto Antonio. O filme de família: O Fascínio da Preservação da Imagem, Histórias e Memórias. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2012. Disponível em: < http://portal.anhembi.br/wp-content/uploads/Dissertacao_Carlos_Alberto_Antonio_Caruso1.pdf>. Acesso em: 09 set. 2015.
COMOLLI, Jean-Louis. Carta de Marselha sobre a auto-mise en scène. In: Forumdoc.bh.2001. Publicação do 5º Festival do Filme documentário e etnográfico, fórum de antropologia, cinema e vídeo. Belo Horizonte, 9 a 18 nov. 2001.
DIOGO, Lígia Azevedo e FURLONI, Álvaro Fernandez. Cadê o passarinho? A ameaça de extinção da pose na imagem de família. In: Contemporânea, vol.7, nº1, 2009. Disponível em: < http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_12/contemporanea_n12_02_ligia_alvaro.pdf>. Acesso em: 09 set. 2015.
DIOGO, Lígia Azevedo. Vídeos de família: entre os baús do passado e as telas do presente. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010. Disponível em: < http://www.bdtd.ndc.uff.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4055>. Acesso em: 09 set. 2015.
FOSTER, Lila Silva. Filmes domésticos: uma abordagem a partir do acervo da Cinemateca Brasileira. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. Disponível em: < http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2965>. Acesso em: 09 set. 2015.
GONDAR, Jô.. In: Memória e espaço. Rio de Janeiro: 7Letras, 2000. p. 35-43. Lembrar e esquecer: desejo de memória
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. 2. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.
MUSSE, Christina Ferraz; MUSSE, Mariana Ferraz. Memórias ressignificadas: as narrativas de super 8 na web 2.0. ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA DA MÍDIA. 3., 2014, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-regionais/sudeste/3o-encontro-2014/gt-5-2013-historia-da-midia-audiovisual-e-visual/memorias-ressignificadas-as-narrativas-de-super-8-na-web-2.0/view>. Acesso em: 09 set. 2015.
ODIN, ROGER. El cine doméstico en la institución familiar. In: ÁLVAREZ, Efrén Cuevas (ed.). La casa abierta: el cine doméstico y sus reciclajes contemporáneos. Ayuntamiento de Madrid, 2010. p. 39-60.
ROJO, Sara Martín. A hibridação de gêneros em Trem de sombras. In: Josette Monzani, Luciana Corrêa de Araújo, Susana Reck Miranda.. ... [et al]. Estudos de Cinema e Audiovisual Socine: estadual São Paulo. São Paulo: Socine, 2012. pp.291-301. Disponível em: < http://www.socine.org.br/livro/socine_sp.pdf>. Acesso em: 09 set. 2015.
SANTOS, Ana Clara Campos dos. Memória e filmes domésticos em Super 8: a família Assis em Juiz de Fora – MG. Monografia (Bacharel em Comunicação Social). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014. Disponível em: <https://pesquisafacomufjf.files.wordpress.com/2013/06/memc3b3ria-e-filmes-domc3a9sticos-em-super-8-a-famc3adlia-assis-em-juiz-de-fora-mg.pdf>. Acesso em: 09 set. 2015.
SILVA, Armando. Álbum de família: a imagem de nós mesmos. São Paulo: Senac, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).