Distorções midiáticas do movimento Punk em tempos de autoritarismo político
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2015.v9.21197Palavras-chave:
comunicação, jornalismo, punk.Resumo
Este artigo discute as distorções midiáticas da imagem do punk durante o período da ditadura militar no Brasil. Trata das origens do movimento punk no Brasil, apresenta suas ideias e práticas políticas e analisa matérias publicadas na revista Veja entre os anos de 1977 a 1986. O resultado mostra uma inadequação entre o ideário político do punk e sua imagem divulgada pela revista Veja.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BIVAR, Antonio. O que é punk. São Paulo: Brasiliense, 2001.
CAIFA, Janice. Movimento punk na cidade: a invasão dos bandos sub. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.
DUARTE, Orlando; TURETA, João Bosco. Corinthians o Time da Fiel. São Paulo: Nacional, 2008.
GALLO, Ivone Cecília D’Avila. Por uma historiográfica do punk. São Paulo, n.41, p. 283 – 314, 2010. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/6542/4741 Acesso em 13/01/2014
MALATESTA,Errico. Anarquismo e anarquia. Rio de Janeiro: Faisca Publicações Literárias, 2009. Disponível em: http://www.anarquista.net/anarquia-e-anarquismo-de-errico-malatesta-livro/. Acesso em 5/01/2014
MENDONÇA, Sonia Regina. Estado e economia no Brasil: Opções de desenvolvimento. Rio de Janeiro: Editora Graal, 2002.
O’HARA, Craig. A filosofia Punk: mais do que barulho. São Paulo: Radical, 2005.
OLIVEIRA, Antônio Carlos de. Os fanzines contam uma história sobre punks. Rio de Janeiro: Achiamé, 2006.
PADRÓS, Enrique Serra; GASPAROTTO, Alessandra. Gente de menos – nos caminhos e descaminhos da abertura no Brasil (1974-1985). In: PADRÓS, Enrique Serra; BARBOSA,Vânia M. (orgs). Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985) : história e memória. Porto Alegre : Corag, 2009.
SABIN.Roger. Punk Rock: so What? The Cultural Legacy of Punk. Londres: Editora Routledge – Taylos e Francis Group. 2002. PART I. Shock waves and ripple effects. Too low to be low: Art pop and the Sex Pistols. ROBERT GARNETT. Disponível em: http://documenta_pdf.jmir.dyndns.org/R.Sabin_PunkRock_2002.pdf
Acesso em: 25/03/20014
CAIFA, Janice. Movimento punk na cidade: a invasão dos bandos sub. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.
DUARTE, Orlando; TURETA, João Bosco. Corinthians o Time da Fiel. São Paulo: Nacional, 2008.
GALLO, Ivone Cecília D’Avila. Por uma historiográfica do punk. São Paulo, n.41, p. 283 – 314, 2010. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/6542/4741 Acesso em 13/01/2014
MALATESTA,Errico. Anarquismo e anarquia. Rio de Janeiro: Faisca Publicações Literárias, 2009. Disponível em: http://www.anarquista.net/anarquia-e-anarquismo-de-errico-malatesta-livro/. Acesso em 5/01/2014
MENDONÇA, Sonia Regina. Estado e economia no Brasil: Opções de desenvolvimento. Rio de Janeiro: Editora Graal, 2002.
O’HARA, Craig. A filosofia Punk: mais do que barulho. São Paulo: Radical, 2005.
OLIVEIRA, Antônio Carlos de. Os fanzines contam uma história sobre punks. Rio de Janeiro: Achiamé, 2006.
PADRÓS, Enrique Serra; GASPAROTTO, Alessandra. Gente de menos – nos caminhos e descaminhos da abertura no Brasil (1974-1985). In: PADRÓS, Enrique Serra; BARBOSA,Vânia M. (orgs). Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985) : história e memória. Porto Alegre : Corag, 2009.
SABIN.Roger. Punk Rock: so What? The Cultural Legacy of Punk. Londres: Editora Routledge – Taylos e Francis Group. 2002. PART I. Shock waves and ripple effects. Too low to be low: Art pop and the Sex Pistols. ROBERT GARNETT. Disponível em: http://documenta_pdf.jmir.dyndns.org/R.Sabin_PunkRock_2002.pdf
Acesso em: 25/03/20014
Downloads
Publicado
2015-12-01
Como Citar
ROSSETTI, R.; SANTORO JUNIOR, D. Distorções midiáticas do movimento Punk em tempos de autoritarismo político. Lumina, [S. l.], v. 9, n. 2, 2015. DOI: 10.34019/1981-4070.2015.v9.21197. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21197. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).