A tecnologização do gênero discursivo e a construção de identidades: a mulher, a religião, a marca institucional
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21193Palavras-chave:
mídia, análise crítica de gênero, tecnologia discursiva, propaganda institucional indiretaResumo
Este artigo discute o uso que a mídia televisiva faz do discurso de “respeito à diversidade religiosa” na (re)construção da identidade institucional (marca institucional), de grupos religiosos e da mulher. Toma-se como objeto de análise o interprograma O Sagrado (Rede Globo/Brasil), especificamente os episódios dos quais participam representantes do Islamismo e Judaísmo, que discutem a identidade e papel social da mulher na contemporaneidade. Teórica e metodologicamente, a discussão se embasa na Análise Crítica de Gêneros (BAKHTIN, 1997 [1952/53]; BONINI, 2010, 2013; FAIRCLOUGH 2001 [1992], 2003; FREIRE, 1967), que busca, em resumo, descrever e analisar os gêneros discursivos em relação às práticas sociais das quais estes participam. Os dados aqui analisados mostram como determinados temas sociais podem ser apropriados pela mídia televisiva e como seus propósitos primeiros podem ser tangenciados. No caso do programa em questão, viu-se como estrategicamente a emissora se utiliza do discurso de respeito à diversidade e inclusão da mulher no contexto religioso para fins, sobretudo, de promoção institucional.
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