As influências do movimento concretista na linguagem publicitária
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2015.v9.21170Palavras-chave:
Concretismo, Propaganda, Linguagem Publicitária.Resumo
O presente artigo apresenta uma análise de influências e interferências estilísticas, conceituais e estéticas do Movimento Concretista Brasileiro nas propagandas atuais do país. Como objetivo principal do estudo, definiu-se investigar as principais manifestações de recursos do Concretismo em anúncios publicitários. Para realização da pesquisa, foi selecionado o endereço online Puta Sacada como objeto de estudo, pois se trata de um banco de dados atualizado e focado em conteúdos relevantes da área de comunicação social. Em relação ao método adotado, escolheu-se a abordagem qualitativa e fundamentada teoricamente em Carrascoza (2003), Bosi (1976), Bakhtin (2006) e Figueiredo (2005), entre outros autores. Dentre as constatações da pesquisa, foi possível verificar que há influência significativa do Movimento Concretista Brasileiro nas campanhas publicitárias, principalmente para tornar a linguagem mais persuasiva, convincente e criativa.Downloads
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Referências
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Publicado
2015-12-01
Como Citar
CABRAL, G. da S.; DAMAZIO, L. P. As influências do movimento concretista na linguagem publicitária. Lumina, [S. l.], v. 9, n. 2, 2015. DOI: 10.34019/1981-4070.2015.v9.21170. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21170. Acesso em: 5 nov. 2024.
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