Changing GLBTQ representations: The Sexual Other in Brazilian Telenovelas
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21165Palavras-chave:
Telenovelas, LGBTTT, “Sexual Others”, TV Globo, Representação.Resumo
As telenovelas brasileiras não são apenas uma forma bem sucedida de entretenimento; elas também são um importante fórum onde as questões sociais e políticas são trazidas para o centro do debate público. Este artigo explora as representações de “sexual others” em novelas do horário nobre da TV Globo. Nós investigamos como gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e queer (GLBTQ) indivíduos foram retratadas nesses textos midiáticos assim como as reações do público a essas representações. Nós apresentamos um retrato abreviado das representações em telenovelas e discutimos essas imagens em momentos históricos específicos no Brasil. Nossa pesquisa indica que, embora ainda bastante limitada, a representação de membros da comunidade GLBTQ está ficando mais inclusiva e tendo maior aceitação por parte do público.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-01-29
Como Citar
LAPASTINA, A.; JOYCE, S. Changing GLBTQ representations: The Sexual Other in Brazilian Telenovelas. Lumina, [S. l.], v. 8, n. 2, 2015. DOI: 10.34019/1981-4070.2014.v8.21165. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21165. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos Internacionais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).